Saúde: Estado vacina 35% mais idosos que o previsto

Apenas nas duas horas iniciais da campanha contra a gripe foram imunizados 76 mil idosos

ter, 25/04/2006 - 12h01 | Do Portal do Governo

A Campanha de Vacinação contra Gripe para Idosos começou com força total no Estado de São Paulo. É o que aponta balanço da Secretaria de Estado da Saúde. Apenas nas duas horas iniciais da vacinação foram aplicadas 76.451 doses da vacina em pessoas com 60 anos ou mais em todo o Estado, 35% a mais que o esperado.

A expectativa da Secretaria é aplicar cerca de 28 mil doses por hora durante a campanha. Portanto em duas horas esperava-se 56 mil doses. “As 20 mil doses ‘a mais’ mostram que a população está aderindo à vacinação. Mas não é hora de parar. Ainda temos um longo caminho à frente, já que a imunização acontecerá até 5 de maio”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A Secretaria resolveu fazer este balanço para acompanhar o andamento da Campanha. O Ministério da Saúde solicitou que na quinta-feira, 27 de abril, haja balanço.

O governador Cláudio Lembo e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, abriram a Campanha às 9h30 desta segunda-feira, no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte, na capital. A expectativa da Secretaria é imunizar pelo menos 2,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. O número corresponde à meta de 70% dos cerca de 3,6 milhões de idosos no Estado.

Durante a campanha deste ano, de 24 a 29 de abril (incluindo o sábado) e 2 a 5 de maio (dia 1º os postos não abrem devido ao feriado do Dia do Trabalho), serão aplicadas vacinas para imunizar todos os idosos do Estado. A população terá à disposição cerca de 6.300 postos fixos e volantes, funcionando das 8h às 17h.

A distribuição e a aplicação das doses envolvem cerca de 30 mil profissionais, 2.300 carros e quatro barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em asilos. Em 2005 o Estado teve 77,7% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.

“É muito importante que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina. Não há reações adversas graves e se evita complicações causadas pelo vírus”, afirma o secretário estadual da Saúde.

Durante a Campanha de Vacinação dos Idosos a Secretaria oferece à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. A vacina contra Influenza não tem conta-indicação nem causa reação. Também realizará, em municípios cadastrados, campanha de prevenção ao câncer de boca.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

J.C.