Saúde: Estado reforça vacinação contra hepatite B nessas férias

Cerca de 6,5 milhões de crianças e adolescentes no Estado ainda não tomaram vacina contra a doença

ter, 11/07/2006 - 16h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza em julho uma campanha de reforço à vacinação contra hepatite b por todo o Estado. O objetivo é levar crianças e adolescentes aos postos de saúde nas férias de julho, para que sejam imunizadas contra a doença.

O motivo é o resultado de um estudo que mostra que cerca de 6,5 milhões dos 15,3 milhões de crianças e adolescentes do Estado ainda não tomaram as três doses de vacina contra hepatite B, mesmo sendo gratuitamente disponibilizadas em todos os postos de saúde. Percentualmente, 42,5% dos moradores de São Paulo com até 19 anos (limite imposto pelo calendário nacional de vacinação) ainda não estão imunizados contra a doença.

A Secretaria resolveu reforçar a vacinação nestas férias porque a disponibilidade de tempo é maior nesta época do ano. Para tomar a vacina basta ir a um posto de saúde. É preciso tomar três doses para ficar imune a hepatite B. As duas doses seguintes à inicial acontecem, respectivamente, um e seis meses depois.

“É muito importante que as crianças e adolescentes tomem as três doses de vacina. É de graça e disponível em todos os postos de saúde do Estado”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A pesquisa da Secretaria indica que a faixa etária de 15 a 19 anos é a que menos foi imunizada no Estado_ 61% ainda não tomaram a vacina. Em seguida vem 11 a 14 anos, com 58% sem imunização.

Na capital paulista os números são semelhantes ao do Estado_ 1,5 milhão dos 3,7 milhões de moradores da cidade com até 19 anos não estão vacinados, o equivalente a 44%.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde