Saúde: Estado recebe cepa da OMS para fabricar vacina contra gripe aviária

Expectativa é produzir pelo menos 20 mil doses já em 2006, caso haja êxito nos trabalhos de pesquisa e testes de eficácia.

sex, 06/01/2006 - 15h18 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Saúde, acaba de  receber da Organização Mundial de Saúde (OMS) a cepa do vírus H5N1, causador da gripe aviária, o que propicia a produção da primeira vacina contra a doença na América Latina.

A expectativa do Butantan é fabricar pelo menos cerca de 20 mil doses do produto já em 2006, caso haja êxito nos trabalhos de pesquisa e testes de eficácia.

Com as 20 mil doses, suficientes para imunizar quem tiver contato com pessoas contaminadas em outros países, São Paulo fará parte de uma força-tarefa mundial contra a gripe aviária.

“O vírus da gripe aviária sofre diversas mutações ao longo do tempo, o que exige constante desenvolvimento de vacinas nos dois hemisférios. O Brasil será o primeiro país da América Latina a investir na produção da vacina”,
afirma Isaias Raw, presidente da Fundação Butantan.

A cepa recebida da OMS veio do instituto inglês National Institute for Biological Standards and Technology. A partir dela serão realizados ensaios em animais e pessoas para chagar-se à versão final da vacina.

A produção de vacinas contra gripe aviária faz parte de um mega plano da Secretaria de Estado da Saúde para evitar que a doença chegue com força ao Estado. Estão sendo ampliados os hospitais sentinela contra o vírus (de dois para oito) e um grupo de especialistas está à frente dos cuidados contra a doença. Já foi realizada uma grande capacitação de profissionais de saúde do Estado.

Fábrica de vacinas contra gripe

A fabricação de vacina contra gripe aviária será possível porque o governo do Estado irá entregar a primeira fabrica de vacinas contra gripe (comum) do hemisfério sul. Uma parte desta fábrica é que será utilizada para o
produto contra gripe aviária.

O investimento do governo do Estado para colocar a fábrica em funcionamento já no segundo semestre de 2006 será de R$ 19 milhões. O Ministério da Saúde investirá outros R$ 30 milhões para aquisição de equipamentos de última geração. Sessenta profissionais especializados serão contratados para trabalhar na unidade.  Além do produto contra gripe, o Butantan desenvolverá imunizantes contra Rotavirus, HPV, coqueluche e hepatite B (juntas em apenas uma vacina), Pneumonia, além das vacinas Pertussiss (contra a coqueluche) e
DTP-hepatite B – hemophilus B. A produção destas vacinas será viável devido a parceria inédita do Butantan com o Instituto de Saúde dos Estados Unidos, um dos mais conceituados do mundo.

“São Paulo segue em seu caminho de avanço tecnológico e pioneirismo. A nova fábrica paulista e a produção de novas vacinas colocarão o Brasil entre os principais produtores do mundo”, afirma o secretário de Estado da
Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata..

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.A.