Saúde: Estado e municípios irão qualificar pessoas que atuam na área alimentar

Treze cidades paulistas terão centro de referência no setor e outras 14 trabalharão com cozinhas experimentais

qui, 22/12/2005 - 14h40 | Do Portal do Governo

Governo do Estado e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) assinaram convênio com 27 municípios de São Paulo para melhoria técnica de pessoas que trabalham com alimentos. A iniciativa vai garantir a capacitação de profissionais da área que atuam em escolas públicas (merendeiras), lideranças comunitárias (multiplicadores) e comerciantes que serão orientados quanto à manipulação, conservação e armazenamento de seus produtos. Na assinatura do convênio, representou o Consea o seu presidente, arcebispo Mauro Morelli.

Das cidades participantes, 13 irão atender por meio de centros de referência, equipados com cozinhas industriais, bibliotecas, salas de audiovisual e profissionais para acompanhamento de crianças até cinco anos no seu desenvolvimento físico, de acordo com a idade.

Outros 14 municípios utilizarão cozinhas experimentais, que serão os embriões de novos centros de referência. Para a instalação desses equipamentos, o governo dispõe, numa única parcela, R$ 60,1 mil para cada centro de referência e R$ 20 mil para as cozinhas experimentais. Os valores serão repassados aos municípios conveniados até o final do mês. E a capacitação dos profissionais se iniciará em fevereiro. A administração das atividades será feita por parcerias com as prefeituras, Sesi, Sesc, universidades e conselhos de segurança alimentar e nutricional já instalados nas regiões.

Municípios que firmaram convênio

– Para centros de referência: São Carlos, Itapeva, Mauá, Piracicaba, Francisco Morato, São Vicente, Indaiatuba, Votuporanga, Adamantina, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Caraguatatuba e Guaratinguetá.

– Cozinhas experimentais: Itaquaquecetuba, Assis, Bauru, Araraquara, Atibaia, Pratânia, Taboão da Serra, Araçatuba, Arujá, São José do Rio Preto, Mirante do Paranapanema, Barretos, Sorocaba e Ourinhos.

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS