Saúde esclarece dúvidas sobre alimentação por e-mail

Uma das recomendações é o aumento de consumo de fibras para prevenir doenças cardiovasculares

qua, 28/05/2008 - 10h38 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai esclarecer dúvidas de cidadãos paulistas sobre alimentação saudável. O Comitê Estadual para Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção de Doenças Crônicas, ligado à pasta, receberá as dúvidas pelo email comitealimentacao@cve.saude.sp.gov.br e ficará responsável por respondê-las.

Uma das principais recomendações do Comitê é o aumento de consumo de fibras pela população para prevenir doenças cardiovasculares.

Além do consumo diário de legumes, verduras e frutas, o Comitê indica o uso de cereais integrais e de farinhas de cereais integrais nos preparados culinários, como pães, bolos, bolachas, massas em geral.

Os cereais integrais possuem grande concentração de fibras, cinco vezes mais que em feijões, dez vezes mais que em legumes e 15 vezes mais que frutas. As fibras alimentares no trato gastrointestinal aderem às gorduras, diminuem sua absorção, eliminando o excesso com as fezes.

Dessa forma, o uso de cereais integrais reduz o LDL circulante (conhecido popularmente como “mau colesterol”). Esta modificação alimentar preveniria a obesidade, doenças cardiovasculares, câncer e diabete, pois reduz o teor de gorduras das calorias totais ingeridas.

Além dos benefícios para a redução de risco de doenças cardíacas coronariana, os cereais integrais, fontes de proteínas vegetais, têm efeitos protetores para o organismo contra o câncer e o consumo adequado diminui também o risco de desenvolver a doença.

Em estudo internacional com dez anos de duração, o Nurses Health Study, realizado com 68 mil enfermeiras, as que consumiam cereais integrais tiveram 59% menos mortes por doença cardíaca coronariana.

Informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo Comitê Estadual no e-mail comitealimentacao@cve.saude.sp.gov.br .

Da Secretaria da Saúde