Saúde envia torpedos sobre combate à dengue para 4 milhões de paulistas

Objetivo é lembrar que o controle da doença depende da colaboração de todos

qui, 24/07/2008 - 8h40 | Do Portal do Governo

“Dengue: faça a sua parte. Evite acumular água em pneus, garrafas e vasos. Juntos, vamos acabar com a dengue”. Essa mensagem, que leva a assinatura da Secretaria de Estado da Saúde, está sendo enviada a 4 milhões de usuários de telefones celulares de São Paulo. A ação, resultado de parceria com a operadora Vivo, integra o plano estadual de combate à dengue no inverno, anunciado no início deste mês. O objetivo é lembrar aos paulistas que o controle da doença depende da colaboração de todos. Com o envio do torpedo, a secretaria espera transformar esses usuários em agentes multiplicadores na divulgação de medidas de prevenção à enfermidade.

Outro alerta virá impresso nos cartões de recarga de celulares pré-pagos distribuídos pela operadora. A pasta enviará, também, cartazes e panfletos com dicas para as lojas da empresa em todo o Estado de São Paulo.

Avalia-se que a comunicação direta com a população é essencial para orientar sobre os meios de prevenção contra a dengue. Cerca de 80% dos focos do mosquito transmissor (Aedes aegypti) estão no interior das residências. A finalidade do plano estadual de combate à dengue no inverno é aproveitar o período de baixa incidência da enfermidade para adotar ações de prevenção e bloqueio em todo o Estado, protegendo os municípios para a época do verão e das chuvas.

Três etapas – A campanha terá três eixos principais. O primeiro prevê o trabalho de equipes de combate ao vetor em 33 municípios considerados prioritários. Serão eliminados ovos e larvas do Aedes aegypti, para evitar a proliferação de criadouros no próximo verão. A secretaria enviará equipes especiais para “atacar” o mosquito adulto em cidades onde a transmissão da doença persistir, mesmo durante o frio. O segundo eixo da campanha será a contratação de 1,1 mil novos agentes para reforçar equipes municipais e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão da Secretaria da Saúde, em ações como controle de imóveis estratégicos, visitas casa-a-casa, orientação à população e nebulização em bairros específicos.

A última etapa será mobilizar a população. Serão distribuídos cerca de 6 milhões de panfletos e realizadas campanhas publicitárias em veículos de comunicação. O investimento da Saúde para combater à dengue neste segundo semestre será de aproximadamente R$ 20 milhões. Com a execução do plano, a secretaria espera continuar controlando a dengue no Estado. O número de casos caiu 92,7% no primeiro semestre deste ano, comparando com igual período de 2007.

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)