Saúde envia 1,5 tonelada de remédios para Franco da Rocha

Serviço 0800 tira dúvidas sobre riscos à saúde e indica hospitais para atender casos graves

qui, 13/01/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde vai encaminhar, a partir desta quinta-feira, 13, uma remessa extra de aproximadamente 1,5 tonelada de medicamentos para o município de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, fortemente atingido pela enchente em razão das fortes chuvas.

No total serão enviados cerca de 700 mil unidades farmacêuticas de remédios do programa Dose Certa, entre antitérmicos, analgésicos, antiinflamatórios, xaropes e pomadas, além de sais para hidratação. O lote adicional é suficiente para abastecer a cidade ao longo dos próximos três meses.

“A questão da saúde pública é primordial em situações de calamidade como essas. Estamos solidários à população de Franco da Rocha e vamos fazer todo o esforço necessário para apoiar o município”, afirmou o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Também serão encaminhados ao município seis mil frascos de hipoclorito de sódio (água sanitária), para que as pessoas possam fazer a desinfecção de suas residências e de utensílios domésticos como copos, talheres e panelas, além de utilizar a substância na água da torneira para lavar alimentos.

Para garantir a assistência aos pacientes, a Secretaria definiu, em parceria com a prefeitura local, um fluxo de atendimento especial aos casos suspeitos de leptospirose que derem entrada nos serviços de saúde nos próximos dias.
Os pacientes serão triados nos postos de saúde e encaminhados aos hospitais estaduais de Francisco Morato, município vizinho, e de Taipas, no extremo norte da capital paulista.

Informações
A Secretaria está colocando à disposição da população de Franco da Rocha e região o telefone 0800-55-54-66, do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), para esclarecer dúvidas quanto aos riscos à saúde causados pela água das enchentes e sintomas de doenças relacionadas. Serão distribuídos na cidade cerca de 10 mil folhetos com orientações sobre cuidados com a saúde para evitar doenças infecto-contagiosas em época de temporais.

Da Secretaria da Saúde