Saúde entrega primeiro AME da Baixada Santista

Unidade de Santos reunirá consultas com especialistas e exames num único local

seg, 26/01/2009 - 16h49 | Do Portal do Governo

O governador José Serra entregou nesta segunda-feira, 26, o primeiro AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da Baixada Santista, em Santos. A nova unidade terá capacidade para realizar cerca de 17 mil consultas e 40 mil exames de apoio ao diagnóstico por mês e será referência para os cerca de 900 mil moradores do municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Bertioga.

José Serra falou sobre a importância do AME para a Baixada Santista. “E hoje eu venho a Santos para inaugurar um ambulatório médico de especialidades que vai atender consultas e exames. Serão mais de 15 mil consultas por mês e mais de 40 mil exames. Este é um estrangulamento que existe na área da saúde: consulta. Às vezes as pessoas pensam que o problema é hospital. Não é. O problema principal está nas consultas. E de gente que vai para hospital porque não tem para onde ir para fazer consulta. Hospital não é lugar de consulta, nem pronto-socorro é. Portanto ao fazer um AME aqui, nós estamos desafogando o sistema de saúde e atender Santos e toda a região.”

Para colocar a unidade em funcionamento o governo do Estado investiu R$ 6,8 milhões na remodelação do antigo PAM Aparecida. Os AMEs fazem parte de um novo modelo de atendimento ambulatorial pela rede pública paulista, reunindo consultas com médicos especialistas e exames em um só local, em muitos casos no mesmo dia, com o objetivo de agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes, além de desafogar os hospitais, que poderão priorizar as internações e atendimentos de urgência.

Até 2010 serão 40 unidades em todo o Estado. Este é o 14º AME entregue pela Secretaria desde 2007. Há seis unidades na capital, uma na região metropolitana, cinco no interior e duas no litoral. No AME de Santos a população terá a disposição 22 consultórios instalados em uma área de 3.022 m². O serviço, que irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, conta ainda com salas para curativo, medicação e repouso/observação.

Entre as 20 especialidades oferecidas estão alergologia, cardiologia, neurologia e oftalmologia. Entre os exames de diagnóstico estão audiometria, eletrocardiograma, litotripsia e mamografia. Para os serviços de cirurgia ambulatorial e litotripisia a unidade será referência para os nove municípios da Baixada.

“A proposta do AME é oferecer atendimento rápido aos pacientes, como uma espécie de ‘poupatempo’ da saúde. Esse novo modelo evita que o usuário tenha que se deslocar de um lado para o outro para ter seu diagnóstico e fazer o tratamento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O AME de Santos fica na Rua Alexandre Martins, 70, em Santos.

Da secretaria da Saúde