Saúde encerra amanhã campanha contra tuberculose na capital

Secretaria da Saúde organizou avaliações em hospitais na avenida Ibirapuera e rua da Consolação

qui, 22/03/2007 - 13h51 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde preparou para sexta-feira, 23, o encerramento de campanha para detectar casos de tuberculose na cidade de São Paulo. Estão programados exames e alertas em hospitais localizados na avenida Ibirapuera e rua da Consolação, duas das mais movimentadas vias paulistanas. A ação faz parte do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, celebrado no próximo sábado.

No Instituto Clemente Ferreira haverá, das 9 às 16 horas, a distribuição de três mil panfletos, na rua da Consolação, com mensagens de alerta sobre tuberculose. A população também será convidada a realizar exames de escarro e raio-x. Havendo necessidade, as pessoas poderão realizar no mesmo dia o exame de espirometria rápida, para detecção de outras doenças respiratórias, como asma e bronquite. Após o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento médico especializado.

Já no Hospital do Servidor Público Estadual está programado, das 8 às 12 horas, mutirão de exames de escarro para identificar pacientes com sintomas de tuberculose. Uma equipe do hospital também fará abordagem de pacientes, familiares e acompanhantes para orientar e esclarecer dúvidas sobre a doença.

“É importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas da tuberculose e procurem orientação. A doença é perfeitamente curável, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A tuberculose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação. Os sintomas principais são tosse com escarro ao longo de mais de três semanas, acompanhada ou não de febre, emagrecimento e perda do apetite. O tratamento dura pelo menos seis meses.

O Instituto Clemente Ferreira fica na rua da Consolação, 717, na região central da cidade. O Hospital do Servidor Público Estadual tem entrada pela rua Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, na zona sul de São Paulo.

Da Secretaria da Saúde

(AM)