Saúde emite nota oficial sobre mortes pela gripe A H1N1

Quatro pacientes estavam na capital e um morava na região de Campinas

ter, 21/07/2009 - 19h26 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde lamenta informar a ocorrência de cinco óbitos de pacientes infectados pelo vírus influenza A H1N1 no Estado de São Paulo. Dos casos registrados, quatro são da capital e um da região de Campinas. São eles:

1 – Paciente do sexo feminino, de 68 anos, moradora da capital, que apresentava vários fatores de risco como cardiopatia, hipertensão arterial, diabetes e asma brônquica. Óbito registrado em 12 de julho.

2 – Paciente gestante, de 27 anos, moradora da capital, faleceu no dia 14 de julho, depois de apresentar sintomas febre, tosse e dor torácica. Procurou a unidade de saúde em trabalho de parto no dia 9 de julho, quando foi realizada cesariana. Paciente evolui com falta de ar e morreu cinco dias depois. O bebê passa bem.

3 – Paciente de 50 anos, sexo masculino, internado no dia 13 de julho, evoluindo para óbito no último dia 20 de julho, morador da capital.

4 – Paciente do sexo feminino, 44 anos, residente na capital, teve início de sintomas no dia 11 de julho, com febre, tosse, dor de garganta, diarréia, dor muscular e falta de ar. Foi internada no dia 17 com insuficiência respiratória aguda, diarréia intensa e cianose nas extremidades. Faleceu no dia 18 de julho.

5 – Paciente de 26 anos, sexo feminino, residente na região de Campinas, teve início de sintomas no dia 7 de julho, com febre, tosse, dor de garganta e falta de ar. Foi internada no dia 16 de julho com amigdalite, bronquite e sinusite, evoluindo para pneumonia. Faleceu no último dia 17.

O Estado de São Paulo registra, até o momento, oito mortes por influenza A.

Da Secretaria da Saúde