Saúde é tema na primeira fase do Vestibular 2008 da Unicamp

O curso mais concorrido é Medicina com 79,5 candidatos/vaga

seg, 19/11/2007 - 8h54 | Do Portal do Governo

A primeira fase do Vestibular Nacional Unicamp 2008, realizada domingo (18) em Campinas e em outras 24 cidades do Brasil, reuniu 46.534 candidatos. Eles concorrem a 2.954 vagas dos 58 cursos oferecidos pela Unicamp e mais dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). O número de ausentes foi de 2.946, 5,95% do total de candidatos. O tema geral foi Saúde e a prova teve, além da redação, 12 questões gerais de natureza discursiva sobre Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

De acordo com o coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), Leandro Tessler, o tema escolhido, além de atual, é bastante importante. “As propostas para a redação – dissertação, narração ou carta – foram pensadas sempre dentro de uma ótica de políticas públicas em relação à saúde”, afirmou Tessler. O curso mais concorrido foi Medicina, na Unicamp, com 79,5 candidatos/vaga.

Com relação ao índice de abstenção, Leandro considerou o índice 5,95% pequeno e dentro do normal. “Esse ano tivemos também um inconveniente extra que é o fato de estarmos no meio de um feriado prolongado aqui em Campinas e algumas outras cidades”, lembrou. As maiores abstenções, como sempre, aconteceram nas capitais fora do estado de São Paulo, além do que, várias universidades locais tiveram seus vestibulares no mesmo dia, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), a PUC de Belo Horizonte (MG) e a UniRio (RJ).

O processo transcorreu tranqüilamente e, segundo o coordenador, casos como alunos que chegam atrasados aos locais de provas são considerados normais. “O aluno têm dez dias para verificar o local exato onde irá fazer a prova. É uma péssima idéia deixar para o dia da prova, achar o local da prova”, observou. Tessler ressaltou ainda que, para a segunda fase, os alunos mudarão de local de prova e é importante que eles fiquem atentos a esse detalhe para não perder a prova.

Em Campinas foram onze locais de provas e no estado de São Paulo, mais 42 pontos. Nas capitais Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e Fortaleza o exame vestibular é realizado em apenas um local. Para a aplicação das provas, a Unicamp mobilizou mais de três mil pessoas.

Lista de aprovados

A lista de aprovados da primeira fase será divulgada pela Comvest no próximo dia 18 de dezembro. A segunda fase será realizada no período de 13 a 16 de janeiro de 2008, com oito provas dissertativas das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; Ciências Biológicas; Química; História; Física; Geografia; Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos que a exigem, acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2008.

Por Jeverson Barbieri, da Unicamp

(C.C.)