Saúde e Justiça promovem Mostra Arte no Juquery

Portadores de transtornos mentais utilizam arte como instrumento de inclusão social

qua, 25/04/2001 - 17h16 | Do Portal do Governo

Portadores de transtornos mentais utilizam arte como instrumento de inclusão social

A Mostra ‘Arte no Juquery começou hoje (24), no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, apresentando cerca de 30 peças confeccionadas por portadores de transtornos mentais residentes no Juquery. A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 9 de maio, das 9 às 18 horas (Páteo do Colégio, 184 – térreo – Centro).

A mostra conta com esculturas em argila (pintadas, em gesso e papel marchê) e em madeira, telas e painéis utilizando tecido, papéis e papelão, empregando técnicas mistas como guache, tinta a óleo, aquarelas e apliques diversos como couro e barbante. O objetivo do evento visa sensibilizar a sociedade para a questão do portador de transtornos psíquicos, demonstrando o potencial artístico e garantindo o exercício da cidadania dos moradores do Juquery.

Durante a abertura a diretora do Complexo Hospitalar do Juquery, Maria Teresa Giannerine Freire, enfatizou que ‘esta iniciativa é um momento de esperança, de resgate da cidadania e de valorização do trabalho de ressocialização do Juquery para fora de seus muros’.

O Secretário Estadual da Saúde, José da Silva Guedes, falou dos seis anos de reconhecimento dos artistas – ‘ tarefa de um governo democrático que procura acabar com as exclusões sociais e garantir a cidadania de uma população até então marginalizada’. Já, o Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Edson Luiz Vismona, enfatizou as parcerias para a realização de um trabalho, cuja meta é a valorização da cidadania e dos direitos humanos, principalmente no processo da inclusão social.

A exposição ‘Arte no Juquery’, segundo Vismona, dá continuidade ao projeto Arte, Cultura e Direitos Humanos, desenvolvido pela Assessoria de Defesa da Cidadania, que consiste em exposições mensais na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, despertando o estímulo, a reflexão e o debate sobre temas relacionados aos direitos humanos e ao exercício da cidadania por meio da arte.

Protocolo

Paralelamente, foi assinado um protocolo prevendo a elaboração e implementação de programas voltados à garantia da qualidade na prestação de serviços públicos aos portadores de transtornos psíquicos, garantindo a inclusão desse segmento na sociedade, pelas Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania, da Saúde, e da Assistência e do Desenvolvimento Social. A iniciativa também pretende atingir os profissionais que trabalham com o atendimento ao público alvo, oferecendo alternativas para uma melhor prestação dos serviços.