Saúde e Igreja Católica se unem para combater hanseníase

Campanha em parceria com a CNBB distribui 450 mil panfletos informativos em paróquias espalhadas pelo Estado

sex, 29/10/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde firmou parceria inédita com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para conscientizar a população sobre os riscos da hanseníase durante a campanha estadual de combate a doença, que acontece neste mês em todo o Estado.

Ao todo, todas as 2,8 mil paróquias vinculadas às 247 dioceses de São Paulo, receberam material informativo sobre a doença para distribuição aos frequentadores durante as missas e encontros. A intenção do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão ligado à secretaria, é diversificar cada vez mais o público atingido com as informações.

“No ano passado firmamos parceria com a Secretaria de Educação e falamos para crianças de cinco mil escolas estaduais. Desta vez, nosso alvo são os adultos, que têm voz ativa dentro da família. Assim, atingimos um público cada vez mais diversificado”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase, Mary Lise Marzliak.

O número de casos absolutos da doença caiu entre 2008 e 2009. Foram 2.022 casos novos diagnosticados há dois anos e 1.843 descobertos no ano passado. A atenção especial à doença, no entanto, se faz necessária por persistir a ocorrência em crianças menores de 15 anos. Foram 89 casos identificados no ano passado.

“Como a hanseníase não é uma doença infantil, este fato mostra que há adultos não tratados em casa, o que faz com que nos mantenhamos alertas”, afirmou a coordenadora.

Nos panfletos, a população tem acesso às informações básicas da doença, como, por exemplo, suspeitar de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas e com pouca sensibilidade. Elas podem ser um sinal da doença.

O diagnóstico precoce pode evitar, por exemplo, que a doença traga limitações físicas ao paciente. O tratamento oferecido pelo Estado é completo, gratuito e dura entre seis meses e um ano. A campanha segue até domingo, 31.

Da Secretaria da Saúde