Saúde divulga pesquisa que aponta perfil de pacientes hipertensos

Índice de massa corporal acima do recomendado é o principal fator de risco

seg, 26/10/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O índice de massa corporal acima do recomendado é o principal fator de risco entre pacientes que sofrem de hipertensão arterial. Essa é a conclusão de um levantamento realizado com base nos prontuários de 537 pacientes atendidos pelo Ambulatório Multidisciplinar de Hipertensão Arterial do Hospital Ipiranga, unidade da Secretaria da Saúde. A análise foi realizada com pacientes atendidos entre março de 2006 e maio de 2009. 

Dos prontuários avaliados, o índice de massa corporal (IMC) apresentou sobrepeso em 34% dos casos de ambos os sexos e 39% apresentavam índice de obesidade. Os resultados mostram que a maior parte dos pacientes estudados encontrava-se na faixa etária de 51 a 60 anos (31,7%). Entre os pacientes atendidos, houve maior prevalência do sexo feminino (63,1%). 

Apesar de a maioria dos pacientes frequentar regularmente o ambulatório, os resultados apontam que os altos percentuais de sedentarismo, sobrepeso e obesidade são os principais fatores de risco associados para hipertensão hospitalar. A hipertensão arterial é um fator de risco para doença coronariana, doença cerebrovascular, doença vascular periférica, insuficiência cardíaca e doença renal crônica. 

Caminhada 

Para alertar sobre os riscos da hipertensão arterial, o Ambulatório Multidisciplinar de Hipertensão Arterial do Hospital Ipiranga promoveu no  domingo, 25, a 7ª Caminhada para o Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial.  O objetivo da caminhada foi alertar a população sobre os riscos da hipertensão arterial para a saúde e incentivar o exercício físico para o combate e prevenção da doença.

Da Secretaria da Saúde