Saúde divulga balanço de casos de dengue no Estado

Foram registrados 8.076 casos em março, número 52% inferior ao registrado no mês anterior

seg, 05/04/2010 - 11h42 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo registrou 8.076 casos de dengue em março – o dado está baseado em dados informados pelas prefeituras paulistas por intermédio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam). O número é 52% menor do que o registrado em fevereiro, quando foram confirmados 16.869 casos da doença. Em janeiro o total de casos foi de 9.337.

O município paulista com maior número de casos autóctones de dengue nos três primeiros meses do ano foi Ribeirão Preto, com 6.928, seguido por São José do Rio Preto, com 3.414, Guarujá, com 2.979, São Vicente com 1.877 e Araçatuba, com 1.667. Essas cidades são responsáveis por metade dos casos do Estado.

Segundo os dados fornecidos pelos municípios, foram registrados 15 óbitos por dengue no Estado no primeiro trimestre.

A alta incidência de chuvas ocorrida no período, em conjunto com as temperaturas elevadas são situações propícias à proliferação do mosquito transmissor da doença. Por isso, além das ações de controle de vetor realizadas pela esfera pública, a participação da população é fator primordial no controle da doença.

A secretaria, por intermédio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), vem auxiliando os municípios no combate à dengue. Em 2010, a Sucen já realizou ações de nebulização em 172 municípios paulistas. Em outras 122 cidades, a Sucen assessorou e ofereceu suporte técnico às ações municipais. No último semestre de 2009, a secretaria capacitou 2.237 servidores municipais no Estado para que os municípios estivessem mais bem preparados para enfrentar a dengue.

Megaoperação contra dengue

Durante a megaoperação realizada pelo Governo do Estado em março, foram realizadas ações como arrastões, panfletagens, pedágios, distribuição de adesivos e imãs de geladeira, palestras, apresentações de teatro, exposições e passeatas, além de mutirões de limpeza, visitas casa a casa, remoção de criadouros e visitas de imóveis estratégicos e especiais, como cemitérios e ferros-velhos. O objetivo era mobilizar e sensibilizar a atenção da população paulista em torno do tema.

Os agentes da Sucen e da prefeitura de São Paulo promoveram ações para eliminar criadouros com aplicação de larvicida, procuraram casos suspeitos para encaminhamento aos serviços de saúde e orientaram a população por meio de material educativo.

A Secretaria da Saúde investiu cerca de R$ 120 milhões nos últimos três anos em ações de controle da dengue. Além de agentes de apoio no controle de vetores, desde 2007 a pasta conta com um esquadrão de elite, formado por cerca de 200 profissionais que se deslocam rapidamente aos municípios para atividades destinadas à eliminação de focos de resistência do mosquito adulto, que pica e transmite a doença.

A pasta também promove a capacitação dos profissionais de saúde para controle de vetores e atendimento médico de pacientes com suspeita de dengue, oferece suporte às ações municipais de combate ao mosquito e garante o diagnóstico laboratorial dos casos por intermédio do Instituto Adolfo Lutz.

Da Secretaria da Saúde