Saúde distribui 50 mil folhetos sobre dengue nas estradas

Objetivo é mostrar a importância de combater o mosquito transmissor da doença no inverno

sex, 01/08/2008 - 14h02 | Do Portal do Governo

Os motoristas que circularem pelas praças de pedágio distribuídas nas rodovias Anchieta, Imigrantes, Raposo Tavares e Castello Branco durante o final de semana irão receber folhetos informativos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti nos meses de inverno. Ao todo, 50 mil folders serão entregues aos motoristas.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e as Concessionárias Ecovias e SP Vias, que administram essas estradas, e faz parte do Plano Estadual de Combate à Dengue no Inverno, lançado no início de julho. O objetivo é realizar um trabalho especial para eliminar ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti no período que antecede o verão, evitando a proliferação de criadouros no período de chuvas.

“A população não pode dar trégua ao mosquito transmissor da dengue. Tivemos sucesso até agora e, com a ajuda da população e prefeituras, conseguimos reduzir o número de casos em mais de 90%. Mas temos de estar em alerta constante para evitar que a doença volte a prejudicar a população do Estado no próximo verão”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

Dados

A dengue perdeu força no Estado de São Paulo. De janeiro a junho deste ano foram registrados 6.370 casos da doença, o que representa expressiva queda de 92,7% em relação ao mesmo período de 2007. Também houve redução no número de mortes por dengue. Em 2007, de janeiro a dezembro, 35 pessoas morreram no Estado. Neste ano houve apenas um óbito.

D Secretaria da Saúde