Saúde discute violência e maus tratos contra crianças e adolescentes

Evento faz parte de uma série de ações que tem como objetivo capacitar as equipes de atendimento

qua, 25/06/2008 - 20h34 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Hospital Infantil Cândido Fontoura, será palco, na próxima sexta-feira, 27, de uma série de palestras sobre maus tratos e violência contra crianças, jovens e mulheres. Intitulado de “O olhar diferenciado no enfrentamento dos maus tratos contra crianças e adolescentes”, o evento tem como objetivo capacitar médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais envolvidos com essa questão. A inscrição é gratuita (veja abaixo).

“Este é o terceiro encontro sobre o tema que fazemos em 2008. Por sermos um hospital infantil recebemos um grande número de casos de crianças, jovens e, consequentemente, mães vítimas de violência. Daí a necessidade de manter nossa equipe preparada para atender esse tipo de caso”, afirma a diretora do Hospital Infantil Cândido Fontoura, Ana Chadad.

O problema de maus tratos contra crianças, jovens e mulheres, infelizmente, é uma realidade que cresce a cada dia. Cada vez mais as vítimas de violência quebram o silêncio, denunciam os agressores e procuram ajuda nos serviços de apoio e atenção. O crescente número de casos demonstra essa mudança de comportamento por parte dos agredidos.

Só para ter uma idéia, em todo o ano de 2007 foram atendidos 49 casos de abusos, maus tratos e abandono na unidade infantil. De 01 de janeiro a 19 de maio de 2008 já foram 38 atendimentos, uma média mensal quase duas vezes maior que em 2007 (4,08 em 2007 contra 7,6 nos primeiros meses de 2008). A maior parte dos casos está relacionado à violência doméstica. 

“Cada vez mais as vítimas de violência e maus tratos procuram a polícia e os serviços de saúde em busca de ajuda. O aumento no número de casos não significa que esse tipo de agressão era menos comum no passado e sim que conseguimos criar uma estrutura de acolhimento e atenção mais eficaz. O que incentiva aqueles que sofrem cotidianamente a se libertarem dessa situação”.

Além das palestras ministradas pelos profissionais da unidade responsáveis pela Comissão de Maus Tratos do hospital o evento contará com a participação do promotor da infância e juventude, Dr. Luiz Carlos Rodrigues Andrade que falará sobre a experiência da Promotoria da Infância e Juventude do Foro Central em relação aos maus tratos contra crianças e adolescentes.

O encontro acontecerá no anfiteatro do Hospital Infantil Cândido Fontoura das 9h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 6603-5433. O Hospital Infantil Cândido Fontoura fica na rua Itaqueri, 486 – Água Rasa, na capital.

Da Secretaria da Saúde

C.C.