Saúde discute prevenção e controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids

Evento vai expor experiências de sucesso em todo o Estado

qua, 04/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A incidência das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Aids pode ser prevenida com a disponibilidade de insumos necessários e utilização de todos os meios de comunicação para garantir que a informação chegue à população. Para avaliar os métodos utilizados ontem, discutir os recursos disponíveis hoje e pensar a prevenção de amanhã, a Coordenação Estadual DST/Aids promoverá a partir desta quarta-feira, 4, até sexta-feira, 6, na Capital, o I Encontro Paulista de Prevenção e Controle das DST/Aids. 

O evento apresentará o cenário contemporâneo das DST/Aids, a epidemia no Estado de São Paulo e subsídios para as políticas de prevenção, a importância da parceria entre governo e sociedade civil para o trabalho de prevenção às DST/aids, vulnerabilidade nas diferentes fases da vida e contextos e os desafios da prevenção para os tempos atuais. 

“Discutiremos com profundidade as questões relativas à prevenção às DST/AIDS no Estado, contemplando situações de diversidade própria das grandes metrópoles assim como a especificidade dos pequenos municípios, sempre preocupados em atender às necessidades da populações geral e também as mais vulneráveis”, observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP. 

Também serão apresentados trabalhos inovadores provenientes implantados em todo o Estado -em forma oral ou pôster durante o evento. Entre esses projetos, destacam-se o teatro como ferramenta na prevenção as DST/HIV/Aids implantado no complexo penitenciário de Hortolância, a abordagem das DST/HIV junto a adolescentes confinados e ações de prevenção na estratégia saúde da família às populações vulneráveis ao HIV/Aids.   

No primeiro dia, 4, serão realizados dois eventos: III Encontro Estadual Aids e Religiões e a Mostra Saúde e Educação 2009. O primeiro terá por objetivo compartilhar experiências de sucesso realizadas com grupos religiosos (evangélicos, afro-brasileiros, católicos) em vários municípios, desde 2001. Um os pontos altos do evento será a discussão sobre diversidade sexual e o suporte religioso prestado em hospitais e serviços de assistência especializada. “Hoje temos experiências e lições aprendidas que já podem ser ampliadas para todo Estado”, comenta Paula Sousa, do Núcleo de Atenção Básica da Área de Prevenção. 

A Mostra Saúde e Educação 2009 antecederá o Encontro Paulista de Prevenção e Controle às DST/Aids, e tem como meta proporcionar a troca de experiências entre os educadores que desenvolvem ações relacionadas à redução dos diferentes contextos de vulnerabilidade nos quais os adolescentes brasileiros encontram-se inseridos. “A mostra é destinada para todas as pessoas envolvidas nos esforços de integração entre saúde e educação e nas atividades de educação preventiva das escolas da rede estadual”, afirma o secretário Paulo Renato Souza. A Secretaria da Educação participará com 150 educadores pré-inscritos para o evento. Ao todo, serão 450 pessoas envolvidas na mostra. 

Segundo a gerente da Área de Prevenção, Elvira Felipe, “o objetivo é dar visibilidade aos projetos e experiências bem-sucedidas em saúde e educação preventiva em DST/Aids, com jovens e adolescentes no Estado de São Paulo no âmbito do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas”. 

Das Secretarias da Saúde e Educação