Saúde discute pela primeira vez ações ambientais nos hospitais

Atividade recebe apoio de organismos internacionais

qua, 27/08/2008 - 17h38 | Do Portal do Governo

Envolver hospitais e demais organizações de saúde a tomar iniciativas em uma campanha de proteção ao Meio Ambiente. Este é o principal objetivo do I Seminário Estadual Hospitais Saudáveis, trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a Organização Salud Sin Dano, nascida nos Estados Unidos e que hoje tem representação em 52 países.

O evento acontece nos dias 11 e 12 de setembro e contará com presenças internacionais como a do Prof. Dr. Peter Orris, da University of Illinois at Chicago, Professor e Diretor do Great Lakes Center for Occupational and Environmental Safety, e dos membros integrantes da organização não governamental Salud sin Daños.

“A preocupação com o meio ambiente deve existir em todas as áreas de atuação e a saúde pública não deve ser diferente. Nosso objetivo é participar ativamente deste processo”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os interessados por meio do site http://proex.epm.br/eventos08/hosp_saudaveis/organizacao.htm. Mais informações pelos telefones (11) 5085-0245 / 5085-0247 / 5085-0248.

Hospital Amigo do Meio Ambiente

As inscrições para participar do Prêmio Hospital Amigo do Meio Ambiente, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, terminam no próximo dia 30 de agosto, sábado. A premiação ocorrerá no dia 11 de setembro. O objetivo do Prêmio é incentivar projetos de unidades de saúde que visem a preservação do Meio Ambiente. 

Essa certificação será oferecida anualmente às unidades que implantarem ações efetivas, tais como educação ambiental para a comunidade, plantio e reflorestamento do espaço do hospital e entorno, tratamento de efluentes, coleta seletiva de lixo e reciclagem. 

Os trabalhos devem ser apresentados, obrigatoriamente, em papel A4 e em CD ROM, em formato World, contendo no máximo 10 mil caracteres, além de imagens, se houver.

Uma comissão julgadora irá avaliar os projetos e serão escolhidos os três melhores trabalhos, considerando a relação custo/benefício dos projetos, os resultados alcançados e a originalidade da ação. O regulamento detalhado está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde www.saude.sp.gov.br.

Atualmente, algumas unidades do estado desenvolvem projetos neste sentido. As ações, juntas, já reciclaram cerca de 60 toneladas de papel, 5 milhões/m³ de esgoto hospitalar, colocou fim a utilização de aparelhos com mercúrio férrico, plantou 15 mil mudas de árvores, implantou a coleta seletiva em diversos hospitais e passou a buscar uma mudança cultural além dos muros do hospital.

Secretaria da Saúde

(M.C.)