Saúde: Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado no Iamspe

Mais de 200 pessoas receberam orientações

qui, 01/06/2006 - 19h50 | Do Portal do Governo

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta quarta-feira, dia 31 de maio, a Comissão de Controle do Tabagismo do Iamspe – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – colocou sua equipe à disposição de usuários e funcionários para dar orientação para quem deseja parar de fumar e avaliar o grau de dependência dos fumantes.

Eles também fizeram o teste com um monoxímetro – o bafômetro do cigarro – para medir a concentração de monóxido de carbono que o fumante expira no ar. Mais de 200 pessoas receberam orientações, passaram pelo teste e responderam a um questionário com dados complementares. Segundo os especialistas, 20% da população fumam e 80% destes fumantes expressam vontade de parar de fumar. No entanto, apenas 5% conseguem parar de fumar sem ajuda.

Em uma palestra, a médica Cecília Helena Piraino, coordenadora da Comissão, apresentou uma pesquisa realizada com 210 funcionários e usuários fumantes do Iamspe (no total, foram emitidos seis mil questionários e 1.455 pessoas responderam, sendo 210 delas, fumantes). Entre os fumantes, 61% fumam com mais freqüência pela manhã e 58% fumam mesmo quando estão doentes; 64% acham difícil não fumar em locais proibidos; 70% ainda não tentaram parar de fumar; e 79% nem querem tentar. Esses dados indicam um alto grau de dependência do cigarro da maioria dos fumantes que respondeu ao questionário.

No Iamspe, o Programa Ar Puro da Campanha de Controle ao Tabagismo foi implantado para ajudar as pessoas que querem parar de fumar. O Programa é destinado a usuários do Instituto. Os interessados podem ter informações pelo telefone 5088-8000 (pedir a Pneumologia do HSPE). Já os funcionários devem procurar diretamente o Seesmt.

  Do Iamspe