Saúde: Detentos terão mutirão de atendimento contra tuberculose, aids e câncer

A primeira unidade a receber o projeto é, no Dia da Mulher, a Penitenciária Feminina da Capital

qua, 08/03/2006 - 14h15 | Do Portal do Governo

Mapeamento feito pelas Secretarias de Estado da Saúde e da Administração Penitenciária começa pelas penitenciárias femininas

Nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as Secretarias de Estado da Saúde e da Administração Penitenciária iniciam um projeto de mapeamento e atendimento de saúde para detentos em todo o Estado de São Paulo. As duas pastas estaduais começam um completo uma completa verificação e tratamento contra tuberculose, aids, câncer de colo do útero e câncer de mama em toda a população carcerária de São Paulo.

A primeira unidade a receber o projeto é, no Dia da Mulher, hoje, a Penitenciária Feminina da Capital. As cerca de 680 mulheres mantidas na unidade e as cerca de 100 funcionárias estão recebendo, desde as 8h (até o fim da tarde), exames para detecção de tuberculose e testes de HIV. Os exames de tuberculose (escarro e raio-x do pulmão) terão resultado em 24 horas _ exames específicos para detecção de outro problema pulmonar podem demorar mais alguns dias. O resultado do teste de HIV deve sair em uma semana. Quinze profissionais de saúde, das duas Secretarias, visitarão as detentas.

Com os resultados as duas Secretarias poderão mapear detalhadamente as condições de saúde dos detentos e trata-los imediatamente, além de prevenir o surgimento de novos casos. O próximo passo do projeto será identificar os casos de câncer de colo do útero e de mama, o que necessita de transporte de aparelhos mais sofisticados até as unidades.

Após os exames na Penitenciária Feminina da Capital o projeto irá para as outras unidades prisionais de mulheres. Até o final do ano pretende-se atender a toda a população carcerária da cidade de São Paulo, homens e mulheres. Depois a idéia é atender em outras cidades do Estado.

“A saúde é um direito de todas as pessoas, independentemente se estão na prisão ou não. O projeto é de extrema importância para prevenir e tratar da saúde das pessoas que estão privadas de liberdade. Levamos os médicos até os detentos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Secretaria de Estado da Saúde

e Secretaria da Administração Penitenciária