Saúde: Descartado caso de sarampo em Ribeirão Preto

Também já foram descartados outros quatro casos suspeitos, três em Sorocaba e um em Capão Bonito.

qua, 07/02/2007 - 15h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde informa que acaba de descartar o caso suspeito de sarampo em Ribeirão Preto. Também já foram descartados outros quatro casos suspeitos, três em Sorocaba e um em Capão Bonito. Ou seja, neste momento não há caso suspeito de sarampo no Estado de São Paulo. Desde 2000 o Estado não tem registro de sarampo.

Como a Secretaria já havia alertado, estes cinco casos (Ribeirão Preto, Capão Bonito e três em Sorocaba) são caracterizados por “falso-positivo”, com primeira análise apontando para criação de anticorpo contra sarampo, mas segunda e terceira análises (para anticorpo específico da doença) mostrando descarte de sarampo. Em 2006 São Paulo teve 102 casos assim.

A Secretaria agora passa a analisar outras alternativas de doenças para os quatro casos. Importante ressaltar que a Secretaria vem realizando campanha para vacinação para pessoas que pretendem viajar à Bahia no Carnaval. O Estado nordestino passou por surto da doença. O intuito do governo estadual é manter São Paulo sem caso autóctone de sarampo.

Da Secretaria da Saúde