Saúde: Delegação da China visita Hospital do Servidor

Chineses conheceram Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor, um dos maiores do país

qua, 16/08/2006 - 15h29 | Do Portal do Governo

Uma delegação chinesa de diretores de Universidades para Idosos da China, visitou o Iamspe na terça-feira, 15/8, para conhecer o Serviço de Geriatria e Gerontologia e obter dados sobre a população de idosos atendida pelo Instituto, bem como o funcionamento desse serviço.

Os diretores, que são da Província de Zheijinang, foram recepcionados pela professora Maria de Lourdes Nascimento, nutricionista da equipe, que apresentou dados sobre o Iamspe e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, além de expor estatísticas do número de idosos no Brasil (idade, instrução e rendimento) e os serviços que disponibilizam na cidade de São Paulo.

Os visitantes afirmaram que o desenvolvimento da China é grande e do mesmo modo o seu investimento como um todo, porém durante esse tempo a população envelheceu, o que começa a preocupar os especialistas. Eles disseram, ainda, que o Brasil está em alguns pontos à frente da China e por isso vieram buscar informações sobre a oferta de serviços para a população idosa em diferentes aspectos como educação, saúde e lazer.

Maria de Lourdes destacou que a enfermaria do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor é a maior do Estado de São Paulo. Criado em 1976, o serviço foi estruturado em ações terapêuticas, ensino e pesquisa. A especialista descreveu os profissionais que formam a equipe interdisciplinar, os programas dirigidos aos idosos e seus familiares e os dirigidos ao aprimoramento de profissionais. Em seguida, a delegação visitou as instalações do serviço.
Do Iamspe