Saúde de SP manda reforço médico para o Rio de Janeiro

Equipes são especializadas em resgates aeromédicos em locais de difícil acesso

ter, 18/01/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Além dos legistas, peritos e helicópteros, o Governo de são Paulo determinou que a Secretaria da Saúde de São Paulo também encaminhasse duas equipes médicas para auxiliar no atendimento de vítimas da catástrofe ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro.

As equipes fazem parte do Grupo de Resgate e Atendimentos às Urgências (Grau), órgão da pasta, e são especializadas em resgates aeromédicos em locais de difícil acesso. Possuem treinamento especifico para rapel de helicóptero e atendimento remoto.

Juntamente com a equipe, formada por dois médicos e dois enfermeiros, a Secretaria encaminhou também material e equipamentos necessários para o atendimento, como laringoscópios e monitores portáteis.

O grupo possui experiência nesse tipo de ação. Já participou, em 2009 e 2010, de resgates em situações semelhantes em Maceió, Santa Catarina e São Luiz do Paraintinga. O pedido de ajuda foi feito pela direção do Hospital da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

“Neste momento difícil por que passam algumas cidades brasileiras, é importante que haja solidariedade e apoio entre os governos. Por isso decidimos encaminhar esta equipe extremamente especializada em atendimento a urgências médicas em caso de desastres”, disse o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Da Secretaria da Saúde