Saúde: Crianças do Vale e Litoral ganham moderno serviço de tratamento contra lábio leporino

Pacientes, antes encaminhados para Bauru, poderão ser atendidos em Santos a partir desta quinta-feira

qui, 05/10/2006 - 8h14 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde abre nesta quinta-feira, 5 de outubro, um dos mais modernos serviços de tratamento e cirurgia de lábio leporino do país. Os pacientes do Vale do Paraíba e Litoral Sul, antes encaminhados para o Centrinho de Bauru, no interior do Estado, agora poderão ser atendidos no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

Com capacidade de receber até 300 crianças por mês, o serviço já atende cerca de 150 pacientes da Baixada Santista e agora vai ampliar o atendimento a outras regiões do Estado. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, cirurgiões plásticos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais. O investimento do governo do Estado para a construção do setor foi de R$ 1 milhão.

Resultado de má formação durante o período de gestação, o lábio leporino, ou fissura labiopalatal, é caracterizado por uma abertura na região do lábio ou palato, o que pode provocar seqüelas graves, como a perda da audição, problemas de fala e déficit nutricional, além do sofrimento com o preconceito.

“Com a nova unidade de Santos, os pacientes do Vale do Paraíba e litoral norte, portadores de lábio leporino, terão tratamento especializado com maior comodidade e mais perto de suas casas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

As crianças poderão ser encaminhadas ao novo serviço por intermédio das Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O Hospital Guilherme Álvaro fica na rua Oswaldo Cruz, 197 _ Boqueirão, Santos.

 Secretaria da Saúde