Saúde cria cartilha para combater micobactéria em clínicas estéticas

Objetivo é disseminar regras de boas práticas para prevenir infecções

seg, 13/10/2008 - 10h38 | Do Portal do Governo

As clínicas que realizam procedimentos estéticos no Estado de São Paulo agora contam com um manual que orienta sobre as boas práticas de saúde para a prevenção e controle de infecções. A publicação, desenvolvida por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, será distribuída a essas unidades até o final do ano.

Em São Paulo, assim como no país, é crescente o número de clínicas que incorporaram novas tecnologias para tratamentos estéticos, como implantes mamários e lipoaspiração. Em todo o mundo são descritos surtos ocasionados por micobactérias de crescimento rápido, principalmente decorrentes desses dois procedimentos.

O manual traz orientações como adequação da estrutura físico-funcional (de acordo com a legislação sanitária), normas básicas para a prevenção de infecção, higiene ambiental e desinfecção e esterilização de materiais médico-hospitalares.

“Procuramos reunir as informações de forma clara e didática para que o manual realmente contribua para resguardar a saúde das pessoas que procuram por esses procedimentos clínicos”, afirma Denise Brandão de Assis, responsável pela Divisão de Infecção Hospitalar do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria.

A versão eletrônica já está disponível no site do CVE (www.cve.saude.sp.gov.br).

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)