Saúde: CRI da zona norte comemora 1º aniversário com caminhada aberta

Unidade já realizou 225 mil atendimentos médicos e 30 mil de lazer em um ano

qui, 16/02/2006 - 13h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde organizou para esta sexta-feira, dia 17, a partir das 8h30, uma caminhada para comemorar o primeiro aniversário do Centro de Referência do Idoso da zona norte (conhecido na região como MandaCRI), especializado para pessoas com 60 anos ou mais. São esperadas cerca de 500 pessoas_ a caminhada será aberta à participação de qualquer idoso com 60 anos ou mais, além de ser, claro, gratuita.

Com uma hora de duração, a caminhada terá percurso pelas áreas verdes do Complexo Hospital do Mandaqui. Ainda estão programados exercícios de alongamento e de Lian Gong (ginástica chinesa que atua de forma suave no sistema circulatório e nas articulações). O Coral Cora Coralina se apresentará às 10h30. Às 14h o tradicional Baile da terceira-Idade reunirá cerca de 300 idosos.

Inaugurado em 2005, o MandaCRI, centro da Secretaria de Estado da Saúde gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina, oferece atendimento especializado para pessoas com 60 anos ou mais, seguindo modelo do CRI da zona leste, o primeiro do governo estadual. Em uma área de 5 mil m² a unidade oferece atendimento médico e atividades de lazer. Somente de atendimento médico foram 225 mil em um ano, com 30 mil atendimentos de lazer.

Na parte médica há, gratuitamente, atendimento em geriatria, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, urologia, neurologia, odontologia (colocação de prótese dentária), psicologia e audiometria, além de setores com terapia ocupacional e assistência social. Na parte de lazer existe à disposição dos idosos sala de leitura, coral, pintura, teatro, crochê, cursos e o tradicional Baile da Terceira-Idade.

 “O CRI é de extrema importância para a zona norte. O modelo deu certo na zona leste, está dando certo na zona norte e será ampliado para outras áreas da capital”, afirma Cláudio Espin, diretor executivo do MandaCRI.

O CRI da Zona Norte fica na avenida Voluntários da Pátria, 4.301 – Mandaqui.

Da Secretaria da Saúde