Saúde convoca população para doar sangue

No inverno costuma haver redução média de 30% nos estoques dos hemocentros do Estado

qui, 22/07/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde convoca a população paulista para doar sangue nestes últimos dias de julho, antes do final do período de férias. O objetivo é garantir que não haja redução nos estoques dos hemocentros do Estado. A redução média é de 30% neste período, principalmente em razão do frio.

Nas férias de julho normalmente há aumento do trânsito nas estradas devido às viagens, com consequente elevação no número de acidentes de trânsito e de pacientes que necessitam de sangue nas emergências dos hospitais.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

“No inverno as pessoas estão menos dispostas a sair de casa para doar sangue. Mas é importante que a população aproveite o tempo livre dos últimos dias de férias para contribuir com os estoques de sangue, ajudando a salvar vidas”, afirma o médico da Hemorrede da secretaria, Frederico Carbone Filho.

A Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria, possui quatro postos de coleta na capital. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Fica na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar. Funciona de segunda a sexta das 7 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas.

A lista dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da secretaria: www.saude.sp.gov.br. Os dias e horários de funcionamento dependem de cada unidade.

Da Secretaria da Saúde