Saúde convoca paulistas a doarem sangue antes de se vacinar contra gripe A H1N1

Quem quiser, pode doar sangue antes ou 48 horas após a vacinação

sex, 12/03/2010 - 12h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde está fazendo uma campanha para que os paulistas doem sangue antes de se vacinarem contra a gripe A H1N1. O objetivo é evitar que haja falta de sangue durante as etapas de vacinação.

A medida é importante porque no período de 48 horas após a vacinação contra a gripe A, é recomendado que se evite doar sangue. Passado esse período, a doação pode ser feita sem restrições. Além disso, normalmente, os estoques dos bancos de sangue tendem a diminuir cerca de 30% em períodos de frio e durante campanhas de vacinação. Também é importante ressaltar que as pessoas podem ser vacinadas logo depois de doar sangue.

“É fundamental que a população seja vacinada. Mas não podemos descuidar em nenhum momento dos nossos estoques de sangue. Por isso esta campanha de doação. Assim faremos a prevenção à gripe sem que ocorra comprometimento dos estoques de sangue”, afirma o médico da Hemorrede do Estado de São Paulo, Frederico Carbone.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br.

Da Secretaria da Saúde