Saúde convoca mães para doação de leite materno

Podem doar mulheres não portadoras de doenças crônicas, que não fazem uso de nenhum tipo de medicamento, não são fumantes nem ingerem bebidas alcoólicas

ter, 29/06/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Com a chegada do inverno, os estoques de leite materno das maternidades do Estado de São Paulo começaram a ficar escasso. Por isso, a Secretaria da Saúde convida as mulheres em fase de amamentação a doar leite, para evitar que a situação se agrave. Em média, são coletados nos bancos paulistas 1,5 mil litros de leite por mês, o que é insuficiente para atender à demanda. O ideal seria o dobro dessa quantidade.

Podem doar mulheres não portadoras de doenças crônicas, que não fazem uso de nenhum tipo de medicamento, não são fumantes nem ingerem bebidas alcoólicas. Nos bancos de leite, a doadora é cadastrada e agenda-se uma visita a sua casa, para recolhimento do leite. A mãe doadora deve retirar o leite excedente uma vez ao dia e armazená-lo segundo orientações da equipe do banco de leite.

Todo leite humano doado passa por processo de pasteurização, é submetido a controles de qualidade e distribuído a bebês prematuros e aos clinicamente impossibilitados de receber leite do seio materno. A lista completa das unidades do Estado pode ser consultada no site www.fiocruz.br/redeblh.

Para obter mais informações, ligue para (11) 2692-4068 (capital) e (16) 3610-2649 (interior).

Da Agência Imprensa Oficial