Saúde convoca homens de 18 a 44 anos para estudo sobre HPV

Serão recrutados 70 voluntários para a pesquisa

qua, 13/05/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Treinamento DST/aids, da Secretaria de Estado da Saúde, convoca 70 voluntários, do sexo masculino, sadios, de 18 a 44 anos, residentes na Grande São Paulo, para integrar grupo de pesquisa sobre o papiloma vírus (HPV).

O programa História Natural da Infecção por HPV em Homens começou em 2005, é inédito no mundo e inclui, além de São Paulo, cidades dos Estados Unidos e México.

De todos os países participantes, o Brasil apresenta os mais altos índices de recrutamento. Até o dia 6 de maio, 1.320 homens tinham se inscrito. O México cadastrou 1.235; e os EUA, 1.217 voluntários.

O País também é eficiente na retenção dos voluntários, ou seja, número de pessoas que iniciam e permanecem no estudo. Aqui, o índice de retenção é de 97% entre a primeira e a segunda visita. No México, é de 93% e nos Estados Unidos, cai para 90%.

A coordenação frisa que o estudo não testará vacina nem medicamento contra HPV no homem. O foco será coletar informações para conhecer melhor a infecção e seus aspectos epidemiológicos.

O HPV é um vírus possivelmente transmitido na relação sexual com pessoa infectada. Existem diversos tipos de HPV: um causa verruga, conhecida como crista-de-galo (em homem e mulher), outro provoca tumor ou câncer no colo do útero. É raro caso de câncer no ânus e pênis associados ao HPV.

Serviço
Interessado em participar do estudo deve agendar entrevista pelo telefone (11) 5549-1967 ou pelo estudohim@crt.saude.sp.gov.br

Da Secretaria da Saúde