Saúde constata queda de casos de meningite em SP

Atuação da pasta junto aos municípios contribuiu para queda do indicador no estado

ter, 07/04/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os casos de meningite no estado de São Paulo caíram 27% no ano passado. De acordo com levantamento da Secretaria da Saúde, em 2007 foram registrados 12.241 diagnósticos da doença, contra 8.973 em 2008. Na comparação dos casos de óbito pela doença, houve queda de quase 3%. Em 2007 foram 578 mortes; em 2008, 561.

A pasta da Saúde, que regularmente instrui os municípios de acordo com as necessidades da região, acredita que este modelo de atuação contribuiu para a baixa da doença no estado. O diagnóstico precoce e o tratamento apropriado são importantes para a boa recuperação.

A meningite é uma inflamação das leptomeninges (membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal) e é ocasionada por vírus ou bactérias. Entretanto, outros agentes, como fungos ou parasitas, também podem causá-la. De acordo com o agente causador, a doença pode evoluir gravemente em poucos dias ou em algumas horas. 

Febre alta, dor de cabeça forte e rigidez na nuca são sintomas comuns nas pessoas com mais de 2 anos de idade. Náuseas, vômitos, fotofobia (desconforto sob a luz), confusão mental e abatimento no estado geral completam o quadro.  Caso a pessoa sinta algumas dessas manifestações, deve imediatamente procurar um médico.

Da Secretaria da Saúde