Saúde: Cidades da região de Mogi terão prevenção contra câncer de boca na próxima semana

Serão beneficiadas 10 cidades da região

qua, 19/04/2006 - 18h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de fechar acordo com 258 cidades do Estado para, de 24 de abril (próxima segunda-feira) a 5 de maio, realizar exames de prevenção de câncer de boca em pessoas com 60 anos ou mais. Na região de Mogi das Cruzes 10 cidades já toparam fazer parte do projeto (veja lista abaixo). Estas cidades utilizarão a estrutura da Campanha de Vacinação contra Gripe, que acontecerá no mesmo período, para examinar os idosos.

Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria está solicitando que os 645 municípios do Estado participem da iniciativa. Todas as prefeituras do Estado podem entrar no programa, que não é obrigatório. Depois de tomar a vacina contra a gripe o idoso poderá passar por consulta com especialista em saúde bucal, em postos indicados pelas prefeituras.

A Fosp já está distribuindo pelo Estado cerca de 250 mil folders de orientação à população, que serão afixados nos postos de saúde participantes da iniciativa. Somente para a capital são 50 mil folders. À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência.

“É de extrema importância a prevenção ao câncer de boca. A falta de diagnóstico precoce é um dos principais problemas que envolvem o câncer bucal, o que leva a seqüelas severas, como mutilação, além de expressiva taxa de mortalidade”, afirma a secretaria de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.A prioridade do projeto é identificar possíveis casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde. Para isso, os dentistas terão foco na análise dos tecidos moles.

O objetivo da secretaria é examinar mais idosos para identificar o maior número de casos suspeitos de malignidade. Os que apresentarem casos suspeitos serão encaminhados para uma nova triagem e terão acompanhamento dos casos.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde

C.A.