Saúde: Casos de meningite caem 48% no Estado nos últimos 5 anos

Doença costuma ser causada por vírus e bactérias; fungos ou parasitas também podem ser a origem

sex, 03/02/2006 - 17h40 | Do Portal do Governo

Doença costuma ser causada por vírus e bactérias; fungos ou parasitas também podem ser a origem

O número de ocorrências de meningite no Estado de São Paulo teve queda de 48% no período de 2002 a 2005. Este é o resultado de balanço preliminar feito pela Secretaria de da Saúde. Em 2002, pico da doença, foram notificadas 14.342 ocorrências, caindo para 7.496 no ano passado. Diminuição de metade no número de casos ocorridos no Estado. A secretaria informa que as causas para esta redução da meningite em território paulista foram o trabalho de capacitação, parcerias com prefeituras e a vacinação em crianças. Na comparação dos dois últimos anos, verifica-se decréscimo de 22%, de 9.581 registros em 2004 para 7.496 no ano passado.

Causas: vírus e bactérias

Doença grave, a meningite é uma inflamação das leptomeninges, membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. São freqüentemente causadas por vírus ou bactérias. Entretanto, fungos ou parasitas podem também desencadear a moléstia. Febre alta, dor de cabeça muito forte e rigidez da nuca (pescoço duro) são sintomas comuns em pessoas com mais de dois anos de idade que a contraem, podendo evoluir gravemente em poucos dias ou até em horas, dependendo do agente causador. Outros sintomas que podem aparecer são náuseas, vômitos, fotofobia (desconforto com luz), confusão mental e abatimento.

A secretaria alerta que, ao sentir esses incômodos, a pessoa procure imediatamente o médico ou o posto de saúde mais próximo de sua casa. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são de grande importância para a boa recuperação. Desde 1999 está disponível na rede pública a vacina contra o hemófilo b, uma das bactérias causadoras da meningite, bem como de outras doenças graves que acometem crianças menores de cinco anos.

Secretaria de Estado da Saúde