Saúde: Campanha Visual do Idoso no HC de Ribeirão Preto

Será neste sábado, dia 27 de maio

sex, 26/05/2006 - 21h45 | Do Portal do Governo

A Divisão de Oftalmologia do HCFMRP-USP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo) estará realizando neste sábado, 27 de maio, um dia de campanha pela recuperação da deficiência visual da pessoa idosa. Com referenciamento prévio, encaminhado pelas Prefeituras Municipais de Serrana, Serra Azul e Cássia dos Coqueiros, cerca de 400 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, têm previsão de atendimento nas consultas oftalmológicas, neste dia de campanha, no horário das 7h30 às 14h, no Ambulatório do Hospital, no Campus.

Segundo o chefe da Divisão de Oftalmologia, Prof. Dr. Eduardo Melani Rocha, nesta “Campanha Visual do Idoso”, os pacientes encaminhados pelas três secretarias municipais de saúde, terão tratamentos cirúrgicos nos serviços de oftalmologia do Hospital das Clínicas, com indicação de continuidade do atendimento médico pós cirúrgico, em suas cidades de origem. A proposta que viabilizou a realização de mais esta Campanha Visual do Idoso, é resultado de uma parceria da Divisão de Oftalmologia com as prefeituras dos municípios, que além das triagens médicas, ofereceram também a oportunidade de transporte para os pacientes encaminhados.

A data lembra também o dia da prevenção do glaucoma, que será na sexta-feira, 26 de maio e se refere a essa doença, freqüentemente relacionada ao idoso e ao aumento da pressão do olho, que é uma das principais causas de deficiência visual na comunidade.

Outra iniciativa semelhante, do ano de 2006, foi realizada no mês de março, em parceria com as Prefeituras Municipais de Guariba e Jaboticabal e a Fundação Hellen Keler. Nesta campanha, foram feitos 800 atendimentos, com indicação de 200 cirurgias de catarata e prescrição de 150 óculos. O Prof. Dr. Eduardo Melani Rocha disse que “a nossa proposta é estar dando continuidade à realização das campanhas com o apoio das prefeituras municipais, instituições privadas, ONGS e clubes de serviços que tenham interesse em ajudar”. A Campanha Visual do Idoso objetiva a identificação e o tratamento das doenças da visão que acometem mais freqüentemente as pessoas com mais de 60 anos, como os erros de refração, a catarata, o glaucoma e a retinopatia diabética.

Do HC Ribeirão Preto