Saúde: Campanha ‘Olho no Olho’ será lançada neste sábado, dia 9, no Hospital das Clínicas

Projeto visa detectar problemas visuais que possam prejudicar o rendimento escolar de alunos carentes

qui, 07/06/2001 - 11h10 | Do Portal do Governo

Projeto visa detectar problemas visuais que possam prejudicar o rendimento escolar de alunos carentes

Será lançada neste sábado, dia 9, às 10 horas, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, a Campanha ‘Olho no Olho’. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o projeto oferece consultas oftalmológicas gratuitas para alunos de baixa renda. O objetivo é detectar problemas visuais que possam prejudicar o rendimento escolar de estudantes carentes.

Entre 6 e 7% das crianças com sete anos de idade têm problemas visuais que, se não forem corrigidos, dificultarão ou impedirão o desenvolvimento educacional. Nas classes média e alta, os pais acabam percebendo a dificuldade visual e levam a criança para o exame com o oftalmologista, providenciando os óculos e eventuais tratamentos necessários. No caso das crianças menos favorecidas, se a causa do mau desenvolvimento escolar não for detectada, passam a ser consideradas preguiçosas, pouco inteligentes ou desinteressadas e acabam abandonando a escola.

Para esta terceira edição da campanha, o CBO desenvolveu um filme, dois manuais e materiais de apoio e divulgação para que os oftalmologistas possam treinar os professores para a aptidão de realizar o teste de acuidade visual nos escolares, alvo da campanha. Os pais e alunos serão orientados com Manual da Boa Visão.

Os alunos triados serão encaminhados para os oftalmologistas para o exame e recebem, quando necessário, os óculos gratuitamente. Este é um dos maiores projetos de saúde ocular do mundo. A meta para 2001 é atender alunos de cidades com mais de 40 mil habitantes. Os coordenadores da campanham alertam que é fundamental a participação da sociedade neste projeto.

Data: Sábado, dia 9 de junho de 2001
Horário: 10 horas
Local: Ambulatório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP)
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 188 – São Paulo-SP
Presença do coordenador nacional do projeto: Professor Dr. Newton Kara José.