Saúde: Campanha de prevenção ao câncer orientou 1.200 pessoas no primeiro dia

62 pessoas agendaram exames preventivos, que serão realizados gratuitamente

ter, 09/05/2006 - 13h48 | Do Portal do Governo

A V edição da Campanha de Prevenção ao Câncer teve início no domingo, dia 7. Entre 9h e 11 horas, na Praça José Stamato Sobrinho, 60 estudantes abordaram a 1.200 pessoas as convidando para agendar exames preventivos e explicando sobre como prevenir diversos tipos de câncer. Além disso, os feirantes e o público do local foram convidados a fazer exames de pressão arterial e taxa de açúcar no sangue.

Com a presença de profissionais que trabalham na Fundação Abílio Alves Marques, instituição sem fins lucrativos e que atende a população carente da cidade, 62 pessoas agendaram exames preventivos que serão realizados gratuitamente. Outras 167 fizeram o teste de glicemia, para detectar a taxa de açúcar do sangue. O Departamento de Saúde de Bebedouro esteve no local e realizou 180 exames de pressão arterial. A Concessionária de Rodovias TEBE cuidou da divulgação do evento, oferecendo assessoria de imprensa gratuita.

Nos dias 9 e 10 o projeto acontecerá na praça da Igreja Matriz de São João Batista, no centro da cidade. Nesses dias o atendimento ao público será realizado no período da tarde, das 14h às 16h e da manhã, das 8h30 às 11h30, respectivamente. Os postos de atendimento também serão montados em frente ao Teatro Municipal, ao Banco do Brasil e ao Banco Itaú.

No dia 13 de maio(sábado) os estudantes farão o encerramento da campanha no distrito de Andes. A Fundação também fará a entrega dos resultados de exames de algumas pessoas que residem no local e que já estiveram no prédio da instituição, no Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira.

As equipes, compostas por 60 alunos do Projeto de Ciências das 7a. séries das escolas José Francisco Paschoal e Paidéia, foram treinadas por médicos da Fundação Abílio Alves Marques e, além de folhetos de orientação, contam com réplicas de órgãos como próstata, útero, entre outros.

Os estudantes dão orientação sobre os sintomas e prevenção ao câncer de mama, colo de útero, pulmão, próstata e pele.

O Projeto é coordenado pelo professor de biologia e ciências José Renato Garcia e surgiu em 2002. “Este ano estamos confiantes de que, no mínimo, manteremos o número de atendimentos do ano anterior, quando tínhamos uma equipe maior. O apoio da mídia é fundamental para a maior adesão do público”, diz o professor.

Em 2005, a campanha triplicou o número de atendimentos em relação ao ano anterior. Naquela época, em seis dias de campanha, 120 alunos abordaram 4.500 pessoas e 264 foram encaminhadas para a realização de exames.

Os estudantes podem ser identificados por meio das camisetas que trazem o slogan da Fundação: “Câncer tem cura – prevenção é a solução”.

Os exames podem ser agendados durante o ano todo, pessoalmente ou por meio do telefone 3342 7115.