Saúde: Brincar no hospital melhora sono das crianças durante a internação

Pesquisa do Hospital Cândido Fontoura mostra que crianças internadas que brincam dormem melhor e uma hora a mais

ter, 25/07/2006 - 10h50 | Do Portal do Governo

Crianças que brincam no hospital durante o tempo de internação dormem mais e melhor. Esse é o resultado preliminar de uma pesquisa inédita desenvolvida pelo Hospital Infantil Cândido Fontoura, unidade da Secretaria de Estado da Saúde referência para atendimento de crianças na cidade de São Paulo. As que tiveram acesso aos brinquedos ganharam, em média, uma hora a mais de sono por dia.

Os dados iniciais da pesquisa mostram avaliação em 25 crianças entre 4 e 14 anos internadas na unidade estadual. Elas foram divididas em dois grupos, um com acesso à brinquedoteca durante o tempo de permanência e outro sem acesso aos brinquedos. Àquelas que brincaram durante a internação dormiram, em média, 9 horas por dia, uma hora a mais do que as que ficaram no outro grupo.

A qualidade do sono foi outro ponto destacado na pesquisa. As crianças do primeiro grupo, que tiveram acesso aos brinquedos, apresentaram nível menor de cortisol, hormônio do estresse eliminado na urina, e conseqüentemente apresentaram sono com menos perturbações.

“Os resultados comprovam que o ato de brincar, mesmo que seja em um hospital, agiliza o processo de recuperação, dá mais segurança às crianças e elimina os traumas causados pela internação”, afirma Clarisse Potasz, terapeuta ocupacional e coordenadora da pesquisa.

Todos os hospitais estaduais com atendimento infantil têm brinquedotecas. O Cândido Fontoura conta, há seis anos, com uma totalmente equipada para melhorar a qualidade da internação dos pequenos pacientes. Uma equipe formada por 12 recreacionistas percorre os leitos do hospital e incentiva o brincar com a criançada sete dias por semana.

O Hospital Infantil Cândido Fontoura fica rua Siqueira Bueno, 1.747 _ Água Rasa.

Secretaria de Estado da Saúde