Saúde: Banco Mundial vem a SP apresentar estudo sobre gestão de hospitais com Organizações Sociais

Jerry La Forgia, representante do órgão, estará na Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira, às 10h

qui, 09/02/2006 - 9h17 | Do Portal do Governo

O Banco Mundial, organização internacional considerada uma das principais fontes de assistência para o desenvolvimento no mundo, vem a São Paulo nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, apresentar estudo sobre a gestão de hospitais paulistas por Organizações Sociais. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, receberá, às 10h, o representante da entidade Jerry La Forgia.

Exemplo de sucesso em gestão hospitalar, as Organizações Sociais de Saúde (OSS) foram implementadas em São Paulo a partir de 1998. De lá para cá 20 hospitais estaduais seguem o modelo de administração, fruto de parceria entre a iniciativa pública e privada.

Balanço comparativo da Secretaria de Estado da Saúde revela que essas unidades tiveram, em 2004, custo médio de internação 25,1% menor do que as unidades de administração direta, embora tenham internado 43,2% mais pacientes.

O levantamento reuniu 13 hospitais gerenciados por organizações sociais e outros 13 da administração direta com perfis, níveis de complexidade, número de leitos, plantas físicas e orçamentos semelhantes.

Para se ter uma idéia, o valor médio de cada internação nas OS em 2004 foi de R$ 2.589, contra R$ 3.455 nos hospitais gerenciados diretamente pelo governo do Estado. Além disso, as unidades geridas por essas entidades internaram 159 mil pacientes no período analisado, frente as 111 mil internações nos hospitais de administração direta.

Um outro estudo revelou que o índice médio de aprovação dos hospitais gerenciados por OS é de 95% entre pacientes e usuários. A pesquisa, realizada em 2003, ouviu cerca de 8.000 pessoas e revelou que os usuários mostram-se plenamente satisfeitos com itens relacionados à segurança, limpeza, refeições e com a educação dos funcionários.

O sucesso do modelo paulista é tanto que já foi “exportado” para Estados como Pará, Minas Gerais e Bahia, além de ter sido demonstrado a técnicos do Canadá, considerado um dos melhores sistemas de saúde do mundo. Recentemente a Câmara Municipal de São Paulo aprovou os modelo de gestão.

Também estarão presentes o secretário-adjunto da Saúde, Ricardo Oliva, representantes da Fundação Osvaldo Cruz e da Universidade de São Paulo (USP). O encontro acontecerá no auditório Doutor Luiz Musolino, na sede da Secretaria de Estado da Saúde_ avenida Doutor Arnaldo, 351 – Cerqueira César.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.