Saúde: Baixada Santista ganha Casa do Adolescente no início de fevereiro

Projeto pioneiro da Secretaria de Estado da Saúde terá primeira unidade fora da capital na cidade de São Vicente

ter, 31/01/2006 - 8h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura no início de fevereiro a primeira unidade da Casa do Adolescente fora da capital. A região escolhida foi a Baixada Santista, mais especificamente a cidade de São Vicente. A nova unidade faz parte de plano da Secretaria para expandir o projeto de sucesso pelo Estado.

A Secretaria irá inaugurar nesta terça-feira, 31 de janeiro, a quinta Casa do adolescente na capital. Todas as regiões da cidade serão contempladas com esta nova unidade. Além dessa, na zona norte, há uma na zona leste (Itaquera), duas na zona sul (M’Boi Mirim e Grajaú) e uma na zona oeste (Pinheiros _ onde nasceu o projeto). Depois da unidade na Baixada será entregue uma no bairro do Ipiranga, zona sul da capital.

Modelo de atendimento ao adolescente para todo o Brasil, a Casa do Adolescente oferece desde 1993 atendimento com profissionais de áreas diversas, entre médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores, todos especializados em orientação sexual a jovens. Também há cursos, aulas de dança, cursos de culinária, de artesanato e terapias em grupo. Os projetos são colocados em prática de acordo com a demanda.

“Depois de consolidado na capital o projeto passará para outras cidades, oferecendo atendimento ao maior número possível de adolescentes paulistas. A Baixada já terá a sua unidade em fevereiro. Será de extrema importância para o Estado manter a constante melhora dos dados relacionados a adolescentes”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata..

O Estado de São Paulo reduziu os casos de gravidez na adolescência em 28%. É o que demonstram da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2004 houve 106.737 mulheres menores de 20 anos grávidas. Já em 1998, quando a política de abordagem aos adolescentes foi alterada, foram 148.019.

A expansão de unidades da Casa do Adolescente é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.