Saúde auxilia hanseniano com pedidos de pensão vitalícia

Secretaria da Saúde treinou profissionais do interior do Estado para que forneçam documentos aos 1,2 mil pacientes acometidos pela hanseníase que pass

qui, 11/10/2007 - 21h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde treinou profissionais em todos os 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) do interior do Estado para que forneçam documentos e informações aos 1,2 mil pacientes acometidos pela hanseníase que passaram por internação compulsória. Essas pessoas podem entrar com pedido de pensão ao governo federal. Lei publicada no mês de junho deste ano determina que os pacientes internados compulsoriamente e isolados em hospitais-colônias de todo o País, até 1986, têm direito à pensão vitalícia mensal de R$ 750. Para receber o benefício, precisam apresentar documentos que comprovem a internação e preencher requerimento.Arquivos – O Estado de São Paulo mantém arquivo microfilmado de documentos, fichas de internação e prontuários de pessoas vítimas de hanseníase desde 1924. São 83 anos de informações sobre a doença.

Os hospitais estaduais Padre Bento (Guarulhos), Francisco Ribeiro Arantes (Itu), Arnaldo Pezzuti Cavalcanti (Mogi das Cruzes) e o Instituto Lauro de Souza Lima (Bauru) – que foram hospitais-colônias para portadores da enfermidade – colocarão seus arquivos à disposição dos pacientes, para que busquem provas da internação compulsória. Além disso, o requerimento exigido pelo governo federal está disponível na página eletrônica da Secretaria da Saúde.

“O arquivo beneficiará pacientes que hoje vivem em diversas regiões do País, mas que passaram pelos hospitais de São Paulo. Muitos são idosos e não têm acesso a computadores. Estamos oferecendo os documentos e toda a orientação necessária”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

SERVIÇO

Mais informações sobre o benefício podem ser obtidas no site www.cve.saude.sp.gov.br (link Hanseníase)

Da Agência Imprensa Oficial