Saúde alerta para uso de medicamento para prevenir febre após vacinação de crianças

Uso do paracetamol pode interferir na resposta da vacina na criança

dom, 17/01/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde faz um alerta para o uso do paracetamol como forma de prevenir a febre após a vacinação de crianças. A febre faz parte da resposta inflamatória habitual do organismo – em geral, ocorre após a vacinação e é autolimitada, sem consequências graves.

O alerta é baseado em estudo internacional onde ficou constatado que o uso profilático da medicação paracetamol pode interferir na resposta da vacina na criança.

A preocupação, para pais e profissionais de saúde, é que, em alguns casos, a febre pode causar convulsões. Por isso, tornou-se rotineiro em alguns locais o uso profilático do paracetamol ou de medicamentos que combatem a febre.

“Estamos alertando para o uso indiscriminado da medicação como forma de prevenção em crianças saudáveis e sem histórico de convulsão. Já em crianças com histórico pessoal ou familiar de convulsão, ou crianças que apresentem febre superior a 39,5ºC, o uso da medicação é recomendado”, afirma a diretora de imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato.

O estudo foi realizado em 459 crianças saudáveis, com idade entre 9 e 16 semanas que foram separadas em dois grupos. O primeiro recebeu doses do paracetamol como prevenção. Já o segundo grupo não recebeu a medicação. O estudo confirma que a resposta positiva da vacina em crianças que não receberam a medicação é melhor.

Da Secretaria da Saúde