Saúde alerta para cuidados com saúde bucal durante a gestação

Estudos mostram que focos de infecção podem aumentar chances de parto prematuro

dom, 06/12/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O cuidado com a saúde bucal deve ser redobrado durante a gravidez. Os enjoos e vômitos frequentes no início da gravidez podem provocar erosões ácidas ou descalcificações nas superfícies dos dentes das grávidas, que no decorrer da gestação, poderão provocar o desenvolvimento de doenças bucais, como a periodontite. Por isso, as grávidas devem ter um dentista para evitar eventuais problemas tanto para ela como para o bebê. Estudos mostram que os focos de infecção podem aumentar as chances de um parto prematuro.

O tratamento dentário pode ser feito em qualquer época da gravidez, porém o mal estar sentido pelas mulheres tem maior incidência no primeiro trimestre da gestação. O segundo trimestre é o período ideal para começar um tratamento bucal durante o pré-natal, pois a mulher se sente mais à vontade. No entanto, a avaliação odontológica, limpezas e check ups podem e devem ser realizados a qualquer momento, assim como os procedimentos de emergência.

“Cuidados com a higiene evitam que as mudanças que normalmente ocorrem durante a gestação prejudiquem a saúde bucal. O acúmulo de placa bacteriana nos dentes é responsável pelo aumento da suscetibilidade a cárie e gengivites (doenças periodontais)”, afirma o professor e dentista do Hospital e Maternidade Interlagos, Francisco Barata Ribeiro.

Além das mudanças naturais que acontecem com o corpo da mulher, a ingestão de alimentos como doces entre as refeições aumenta a incidência de problemas orais.

Cuidados simples com a higiene auxiliam no tratamento, que deve ser sempre receitado por um dentista. Além disso, a substituição de doces por frutas e vegetais na alimentação evitam o aparecimento de doenças e contribuem para a saúde geral da mulher e formação do bebê.

Confira algumas dicas simples de higiene bucal durante a gravidez:

– Escove os dentes após as refeições;

– Use fio dental;

– Use de enxaguatório bucal, que ajuda na diminuição de bactérias;

– Dê preferência a alimentos balanceados, que contenham vitamina B e cálcio;

– Eviete ingerir alimentos com alto índice de carboidratos, preferir frutas e vegetais;

– Consulte regularmente o seu dentista

Da Secretaria da Saúde