Saúde: Agentes reforçam combate à dengue em 11 regiões paulistas

Osasco é a região do Estado que mais receberá profissionais da saúde (88); treinados e contratados pela Sucen

qua, 17/01/2007 - 14h10 | Do Portal do Governo

Até o final do mês, 11 regiões paulistas receberão 406 profissionais de saúde para reforçar o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os 355 agentes e 51 coordenadores, contratados e treinados pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), terão 51 veículos de apoio, para ajudá-los na locomoção aos locais de difícil acesso.

Osasco é a região do Estado que mais receberá profissionais da saúde (88). O Grande ABC, Alto Tietê (Mogi das Cruzes), Osasco, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Baixada Santista, São José dos Campos e São José do Rio Preto são as regiões do Estado que ganharão atenção especial contra o inseto.

Acompanhados dos agentes das prefeituras locais, o pessoal da saúde visitará as residências de cidades prioritárias na prevenção dos possíveis focos do Aedes aegypti.

Eles realizarão vistorias, aplicarão inseticidas e irão orientar os moradores sobre cuidados necessários à prevenção. Cada um dos contratados trabalhará oito horas por dia exclusivamente para atacar o mosquito.

Em novembro do ano passado, a Secretaria da Saúde realizou a “Semana de Alerta”. Em período que antecedeu a época de chuvas, agentes de saúde distribuíram panfletos explicativos de combate à dengue na Baixada Santista, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Essa operação ocorreu antes do dia D de combate à dengue. A “Semana de Alerta” inclui também a ida de profissionais da saúde e de agentes de prefeituras a parques para alertar a população sobre o tema. Em muitas ocasiões, o Dengue Boy, boneco mascote da Secretaria da Saúde, similar ao Zé Gotinha das campanhas de vacinação, também acompanhava a programação nos parques. O Dengue Boy chamava a atenção da garotada e incentivava cuidados para a prevenção dos focos de criadouros do mosquito.

Regiões do Estado
Agentes e coordenadores
  
Grande ABC
16
Mogi das Cruzes
16
Osasco
88
Araçatuba
32
Araraquara
40
Barretos
24
Franca
8
Ribeirão Preto
38
Baixada Santista
80
São José dos Campos
16
São José do Rio Preto
48