Saúde: 78% dos moradores da região de Campinas praticam atividade física diariamente

Estudo é da Secretaria de Estado da Saúde

seg, 05/02/2007 - 20h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de finalizar estudo que indica que 75% dos paulistas praticam rotineiramente atividade física. Ou seja, 30 milhões dos 40 milhões de habitantes do Estado realizam movimento corporal constante por no mínimo 10 minutos em cinco dias da semana. Na região de Campinas este índice é de 78%.

Em parceria com o Celafiscs, entidade especializada em atividade física, a Secretaria entrevistou, em 2006, 2.582 pessoas com mais de 14 anos de idade, em todas as regiões paulistas_ Grande São Paulo, litoral e

interior. Do total, 62,1% realizam atividade física (varrer, caminhar, limpar, pular etc) por 10 minutos. Outros 16% são mais ativos_ tem 30 minutos por dia dedicados a esses tipos de afazeres.

Na região de Campinas o estudo se concentrou nas cidades de Campinas, Americana e Jaguariúna. Foram entrevistadas 123pessoas. Os ativos (10 minutos por dia) são 64,9%. Os muito ativos (30 minutos) são 13,1%.

Atividade física difere de esporte. A pesquisa da Secretaria foi focada no primeiro quesito, que, segundo estudos da pasta, dá resultados excepcionais em melhor qualidade de vida e saúde.

Os números de praticantes de atividades crescem a cada ano. Em 2002, com o mesmo número de pessoas entrevistadas, 46% da população era ativa_ 8% muito ativa (ou seja, 54% praticavam atividades físicas

regularmente). Segundo a Secretaria, a melhora dos resultados deve-se ao incentivo dos últimos anos. Junto ao Celafiscs, o governo estadual realiza anualmente, por todo o Estado, o Agita São Paulo e o Agita Galera, programas que exatamente combatem o sedentarismo e indicam como melhorar a saúde com atividades corriqueiras. O Agita virou exemplo para todo o mundo em 1996, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o programa em centenas países, o que é repetido anualmente.“A prática de exercícios é fundamental para manter a boa saúde e prevenir diversas doenças. O estudo mostra que o trabalho de incentivo realizado há longo prazo dá certo. É um resultado muito bom”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

As regiões que participaram da pesquisa foram Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Registro, litoral e Grande São Paulo.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.A.