Saresp terá prova em braile e versão ampliada para deficientes visuais

Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, estudantes com deficiências farão provas nas classes e turnos que frequentam e terão uma hora a mais de prazo

qua, 09/11/2016 - 13h09 | Do Portal do Governo

Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, a Educação aplica uma prova de avaliação para 1,1 milhão de estudantes de todas as regiões do Estado de São Paulo. Nesta edição, a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) terá versões em braile e ampliada (com caracteres maiores) por disciplina e ano/série.

Os estudantes com deficiências farão as provas nas classes e turnos que frequentam na respectiva escola (manhã, tarde e noite) e terão uma hora a mais para completar a prova, em relação ao tempo estipulado. No caso de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, o tempo para fazer a prova será de até 4 horas e 30 minutos. Já para estudantes do 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, o tempo de conclusão será de até três horas.

E caso haja necessidade, a escola ainda poderá disponibilizar a esses alunos um profissional para a leitura de textos.

Na avaliação, será levado em consideração o domínio das competências e habilidades básicas de Língua Portuguesa e Matemática, baseadas nas orientações expressas no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”.

Dia da Prova
A realização das provas nas escolas será acompanhada, em cada turno, além do professor aplicador, por representantes de pais de alunos ou responsáveis, sob a coordenação do diretor da unidade escolar e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada, que terão a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.

Ferramenta de avaliação externa
O Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica estadual, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Participam das provas alunos matriculados dos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio.

Do Portal do Governo do Estado