Saresp é ponto de partida para projeto de remuneração por desempenho

Secretária irá implantar índice para medir desempenho das escolas

qui, 13/03/2008 - 14h59 | Do Portal do Governo

 A Secretaria Estadual da Educação trouxe de volta a São Paulo a avaliação dos estudantes da rede estadual. O Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) retornou em 2007 para avaliar o rendimento escolar dos alunos, podendo, assim, acertar caminhos e projetar alterações, se necessárias. E esta avaliação também será fundamental para definição do projeto de remuneração por desempenho, a ser implantado já neste ano.

O novo Saresp será o principal ponto do índice que a Secretaria criará. Ainda entrarão critérios como assiduidade da equipe e aprovação/reprovação dos alunos. Neste momento a pasta fecha os critérios a serem utilizados.

Trata-se de uma proposta para valorizar o esforço do conjunto da equipe da escola. A idéia é comparar a escola em relação a ela mesma. As escolas que apresentarem melhor evolução receberão uma remuneração adicional, até 16 salários por ano, beneficiando o conjunto dos seus funcionários: diretor, supervisor, professores, pessoal administrativo. Estas medidas irão favorecer as escolas que estão em situação mais crítica, que receberão apoio especial para superar suas dificuldades.  

Responsável pela elaboração do exame, a Secretaria conseguiu a convergência entre a prova e as avaliações federais (Prova Brasil e avaliação do Saeb). “É importante que o Saresp seja comparável às avaliações nacionais para que possamos verificar metas e resultados. Além disso, precisa ser comparável a ele mesmo a cada ano, o que acontecerá a partir de agora. Ou seja, o de 2007 será comparável ao de 2008, por exemplo”, afirma a secretária de Estado da educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

 

Secretaria da Educação

(I.P.)