Saresp continua avaliação de estudantes da rede pública

Participarão todos alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio

qui, 29/11/2007 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação continua nesta quinta-feira, 29, avaliação dos estudantes da rede pública. É a volta do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que irá verificar o estágio de aprendizado de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

O exame começou na quarta-feira e verificou aprendizado em língua portuguesa, incluindo redação. Hoje haverá prova de matemática e questionários sócio-econômico. As 1ª e 2ª séries terão questões abertas, diferentemente das outra séries, que terão múltipla escolha (testes). Todas as provas no novo Saresp serão individuais, com folha ótica pré-identificada com nome do aluno. A aplicação acontecerá com professor de outra escola, sem ligação com a turma avaliada.

Trata-se da mais importante avaliação já realizada no Estado. Será o ponto crucial para o pagamento por desempenho, que a Secretaria iniciará em 2008. Cada escola será comparada a ela mesma, com o Saresp de 2007 e o Saresp de 2005 (outros indicadores ainda estão sendo definidos pelo governo do Estado). Ou seja, o Saresp de 2007 mostrará o desempenho das equipes e alunos em dois anos. Será o ponto de partida para definir metas para cada equipe escolar (as equipes receberão bônus salarial de acordo com a evolução da aprendizagem).

“É uma prova muito importante. Será uma avaliação completa. O objetivo principal do governo do Estado é melhorar a qualidade do ensino em São Paulo. Para isso é essencial avaliação da situação atual”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A Secretaria preparou uma série de capacitações voltadas para a aplicação do Saresp. Durante os últimos dois meses profissionais foram treinados por todo o Estado. Todas escolas foram avisadas sobre as provas, assim como professores, diretores e supervisores.

Para comprovar total isenção na aplicação da prova, a Secretaria contará com observadores externos da instituição responsável pela avaliação, a Fundação Carlos Chagas. Mais: haverá participação de três pais de alunos em cada período.  Resultados da avaliação serão divulgados em fevereiro de 2008, antes do início do ano letivo, para que as escolas já iniciem as aulas sabendo de suas metas para o ano.

Da Secretaria da Educação