Saresp começa a avaliar estudantes da rede pública

Secretaria da Educação aplica exame para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

qui, 27/11/2008 - 10h16 | Do Portal do Governo

Atualizada às 10h59

A Secretaria de Estado da Educação avalia, nestas quinta e sexta-feiras, cerca de 1,8 milhão de estudantes da rede estadual pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. O Saresp apontará o estágio de aprendizagem de todos os alunos de escolas estaduais nas 2ª, 4ª, 6ª, e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Também farão as provas 288 mil estudantes de 1.509 escolas municipais e 52 mil de 175 escolas do Sesi e de 53 particulares, que aderiram ao sistema.

O governador José Serra e a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, participaram da abertura do Saresp na EE Nelson Fernandes, na zona sul da Capital. “Serão aplicadas provas diferentes por cada aluno, em cada sala de aula. Com essa avaliação, teremos uma radiografia do sistema de ensino em São Paulo. Vamos comparar com os dados do ano passado para saber se as metas foram cumpridas”, disse o governador.  

A grande novidade do Saresp deste ano é que o seu resultado influirá diretamente nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), lançado em maio. Nas escolas que atingirem as metas, seus funcionários, desde o merendeiro ao diretor, poderão receber o equivalente a 2,9 salários a mais.

As provas para alunos da 2ª série do Ensino Fundamental terão questões abertas, em língua portuguesa e matemática. Para a 4ª série do Fundamental serão 24 questões de múltipla escolha (testes) em língua portuguesa e matemática.

Para 6ª e 8ª série do Fundamental e 3ª série do Médio também serão propostas 24 questões de múltipla escolha, nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências. No Ensino Médio, as disciplinas a serem avaliadas são química, física e biologia.

Todos os alunos de 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e de 3ª série do Médio ainda deverão fazer uma redação. Os temas serão: relato de experiência pessoal vivida – 4ª série; produção de carta pessoal – 6ª série; artigo de opinião – 8ª e 3º ano do Ensino Médio.

Além dos 1,8 milhão, 288 mil estudantes de escolas municipais e particulares que aderiram ao Saresp serão avaliados. Os cerca de 2,1 milhões de alunos realizarão as provas em suas escolas, nos horários normais de aulas. Um “exército” de 65 mil professores estaduais aplicará as provas, em escolas diferentes das em que rotineiramente dão aulas (exceto para 2ª série, que haverá apenas troca entre turmas). Cada escola terá três pais e monitores externos (da instituição contratada pela Secretaria para realizar a prova), garantindo a correção de todo o processo.

O objetivo da avaliação é traçar diretrizes de mudanças e aprimoramento da qualidade do ensino por meio dos resultados dos exames. Este ano, com base nas diretrizes apontadas pelo resultado do Saresp 2007, a Secretaria detectou as áreas com mais necessidade de atuação e colocou em prática um plano ambicioso de mudança educacional: nova proposta curricular, recuperação de 42 dias, material de apoio para professores (guia curricular), programas de recuperação de aprendizagem para todos os ciclos de ensino, reorganização da proposta curricular, gestão de resultados e política de incentivos, ensino técnico profissionalizante e apoio à continuidade dos estudos, para o Ensino Médio, entre outros.

Programação do Saresp: 

Data: 27 e 28 de novembro

Horário: o mesmo das aulas

Locais: a mesma escola do aluno

1º dia de aplicação: 2ª série do EF – língua portuguesa; 4ª série do EF – matemática; 6ª e 8ª do EF e 3ª do EM – língua portuguesa e matemática

2º dia de aplicação: 2ª série do EF – matemática; 4ª série do EF – língua portuguesa e redação; 6ª e 8ª do EF – ciências e redação; 3ª do EM – ciências da natureza (biologia, física e química)