Saresp avalia 2 milhões de alunos

Participam da avaliação alunos da rede pública estadual de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª series do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio

qua, 28/11/2007 - 9h41 | Do Portal do Governo

Atualizada às 12h20

O Governo do Estado avalia nesta quarta e quinta-feiras o rendimento de cerca de dois milhões de estudantes da rede pública de ensino. É a volta do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que verifica nesta quarta-feira, 28, e quinta-feira, 29, o estágio de aprendizado de todos os alunos de escolas estaduais matriculados em 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.

O governador José Serra visitou a Escola Estadual Andronico de Melo, no Jardim Colombo, região sudoeste da Capital, distribuiu provas e desejou boa sorte aos estudantes. “Hoje é uma avaliação de português, amanhã será de matemática. Assim, teremos a radiografia do aprendizado em cada escola. Com base nisso, vamos fixar metas para cada escola e premiar quem alcance ou mesmo ultrapasse as metas no ano que vem, quando vamos repetir o exame para ver como as escolas avançaram”, disse Serra.

Em paralelo, lembrou o governador, o Estado está tomando providências para melhorar currículo, material escolar e aulas de reposição de modo a dar vazão às melhorias. “O fundamental é ter uma avaliação, uma medida dessa melhora”, frisou Serra. “Hoje a garotada toda têm acesso à escola, mas ainda falta melhorar muito a qualidade”, observou.

Serra disse que os maiores desafios na área da educação estão na Capital e nas maiores cidades do Estado. “Por isso que estamos fazendo esse esforço. Insisto: não se trata apenas da avaliação e fixação de metas. Paralelamente estamos adotando medidas para melhorar o conteúdo do ensino”, destacou.

O Saresp é a mais importante avaliação educacional já realizada no Estado. Será o ponto crucial para implantar o pagamento por desempenho, que a Secretaria adotará a partir de 2008. Cada escola será comparada a ela mesma, com o Saresp de 2007 e o Saresp de 2005 (outros indicadores ainda estão sendo definidos pelo Governo do Estado). Ou seja, o Saresp de 2007 mostrará o desempenho das equipes e alunos em dois anos e, com isso, servirá de ponto de partida para definir metas para cada equipe escolar. E o cumprimento dessas metas se refletirá na remuneração. As equipes receberão bônus de até 16 salários mínimos de acordo com a evolução da aprendizagem. “Não apenas as professoras, mas também os funcionários, a secretaria, a diretora, todo mundo que trabalhe na escola vai ter uma bonificação se as metas forem cumpridas e muito mais se forem ultrapassadas”, explicou Serra.

Por isso, o Saresp é uma prova de extrema importância na avaliação da secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. “Será uma avaliação completa. O objetivo principal do governo do Estado é melhorar a qualidade do ensino em São Paulo. Para isso, é essencial avaliação da situação atual”, afirma a secretária. A avaliação externa das escolas estaduais (obrigatória) e municipais (por adesão) também permitirá a comparação dos resultados do Saresp com as avaliações nacionais (SAEB e a Prova Brasil).

Desde o ano de implantação do Saresp, em 1996, até 2000, o sistema avaliava anualmente apenas duas séries (do Ensino Fundamental ou Médio). Em 2001 e 2002 foram avaliadas as séries de final de ciclo (4ª e 8ª série do Ensino Fundamental). Já em 2003 e 2004 participaram todos os estudantes da 1ª à 8ª séries do Ensino Fundamental e de 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Organização

A Secretaria da Educação preparou uma série de capacitações voltadas para a aplicação do Saresp. Durante os últimos dois meses profissionais foram treinados por todo o Estado de São Paulo. Todas as escolas foram avisadas sobre as provas, assim como professores, diretores e supervisores.

Para comprovar total isenção na aplicação da prova, a Secretaria contará com observadores externos da instituição responsável pela avaliação, a Fundação Carlos Chagas. Além disso, haverá participação de três pais de alunos em cada período dos dias 28 e 29. Os resultados da avaliação serão divulgados em fevereiro de 2008, antes do início do ano letivo, para que as escolas já iniciem as aulas sabendo de suas metas para o ano.

Os resultados do Saresp não serão expressos em notas que variam de zero a dez, como as avaliações tradicionais cujas notas refletem o volume de conteúdo que o estudante acerta. Os resultados de desempenho por escola serão expressos em médias numa escala capaz de descrever, em cada nível, as competências e as habilidades que os estudantes demonstram ter desenvolvido. Haverá uma escala para língua portuguesa e outra para matemática: todos os resultados serão colocados na escala nacional do Saeb a qual serão acrescidos os resultados da 6ª série. Haverá ainda escalas específicas para as primeiras séries do Ensino Fundamental.

Provas

No primeiro dia será feita a avaliação de língua portuguesa, incluindo redação. No segundo, serão aplicados a prova de matemática e questionários sócio-econômicos. As 1ª e 2ª séries terão questões abertas, diferentemente das outras séries, que responderão questionários de múltipla escolha. Todas as provas do novo Saresp serão individuais, com folha ótica pré-identificada com o nome do aluno. A aplicação acontecerá com professor de outra escola, sem ligação com a turma avaliada.

Para assegurar a comparabilidade entre os resultados do Saresp em 2005 e 2007, e destes com os resultados do Saeb, serão aplicadas provas de ligação numa amostra de alunos da rede estadual, por série e período. Estas provas serão compostas de 30 questões objetivas de múltipla escolha, nas áreas de língua portuguesa e matemática, para a 4ª, a 6ª e a 8ª séries do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio.

Manoel Schlindwein com Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)